Tudo sobre a ROTINA e como ela pode ser BOA afinal

A rotina é aquela vilã que todos vivem colocando defeito e falando mal, mas a verdade é que a vida pode ser muito mais fácil se você souber lidar com ela e aceitá-la, sem se estressar. 

Não confunda rotina com estar ou ser acomodado

Afinal, o que é a rotina?

A rotina, nada mais é do que um conjunto de ações, que são feitas repetidamente todos os dias. Por exemplo, minha rotina matinal se resume em: acordar, escovar os dentes, escrever algumas palavras no meu diário, ler um pouco, tomar café… e por aí vai.

Essas ações que são feitas todos os dias, no mesmo horário e da mesma forma pode acabar enjoando um pouco e nos deixando desmotivado, e é aí que devemos trabalhar a nossa criatividade.

– Veja também: Metas para 2019

Rotina no trabalho

Existem algumas áreas em que a rotina está mais presente do que em outras. Se você trabalha em um escritório, onde precisa atender telefone e fazer relatórios, essa é a sua rotina no trabalho.

Porém, às vezes, um método novo para resolver um problema, ou uma abordagem diferente para você falar com o cliente, pode transformar sua rotina em algo mais prazeroso, e você nem perceberá que estará na rotina. Afinal, não estará agindo mecanicamente. Conforme dito no tópico acima: exerça a criatividade.

Rotina na vida

Ir trabalhar, levar os filhos para a escola, ir para a faculdade… Tarefas diárias que às vezes podem transformar bons momentos em pesadelo. Saiba como contornar essas situações com pequenas atitudes.

Existem pessoas que não vêem a rotina com bons olhos, e tem arrepios só de pensar em uma vida “certinha” e regrada dessa forma. Mas a realidade é que a rotina faz bem, e está aqui para nos disciplinar quanto aos nossos hábitos e costumes. Por exemplo, minha rotina diária antes de começar a trabalhar foi adaptada diversas vezes, até que senti que encontrei meus processos e hoje me dou super bem. A vida é feita de testes.

Rotina no relacionamento

Esses dias estava ouvindo o podcast da Isa Ribeiro (o real motivo para esse post ser escrito), e um dos episódios ela falou justamente disso, da rotina. Mas especificamente sobre a rotina nos relacionamentos… Bom, sou formada em publicidade e o Bruno, meu love, em design gráfico. Duas áreas onde a rotina não existe, e a pressão é quem manda. Às vezes é difícil lidar com algumas situações, pois quem é dessa área sabe que as coisas não andam muito na linha e a qualquer momento tudo pode mudar – e tem que mudar agora!

Então, o que podemos fazer para controlar um dia totalmente estressante no trabalho? As vezes pedir uma pizza, conversar de coisas aleatórias, ver um filme junto. O ato de “fugir da rotina” no relacionamento é muito mais simples do que a gente imagina, e não necessita de processos mirabolantes. Afinal, a gente só quer estar com quem a gente ama, né?

Aprecie a sua rotina

Moral da história, trate sua rotina de forma leve e com bom humor. Pequenas ações diárias, podem transformar aquela atividade chata e sem nenhum atrativo em algo interessante de ser feito.

Sua criatividade será a sua maior aliada, e quanto mais você trabalhar ela, melhor sairá de problemas e situações inconvenientes.

Uma ideia que possa diminuir o tempo em determinada tarefa, uma taça de vinho fora de hora no relacionamento, um percurso diferente no caminho para o trabalho, pode transformar o seu dia e melhorar ainda mais seu desempenho e produtividade. Às vezes nossa rotina pode exigir demais de nós, e viver sob pressão ou com medo de algo pode acabar piorando as coisas.

Minha dica (e dica esta que levo para a minha vida), é: seja leve. Sua vida e rotina agradecem. E lembre-se que viver na rotina pode ser algo muito prazeroso, se você souber seus limites e preferências.

Se você chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse post e ajudar o blog a crescer 😀

Bjs,
Dani

Deixe uma resposta