Ultimamente aqui em casa todos estão numa força tarefa, pesquisando em tudo quanto é canto dicas de revestimento, piso, movelaria… E mármore. Minha irmã está com seu apartamento pronto, então, dá-lhe Pinterest rs.
É cada projeto… Um mais lindo que o outro. Mas como podemos saber qual o certo para nossa casa? Quais critérios usar na hora de escolher o acabamento? Continua lendo que neste post te darei três dicas para você poder arrasar na escolha do mármore para sua casa.
1 – ANTES DE TUDO
Em primeiro lugar, você deve ter em mente que mármore e granito, apesar de semelhantes, não são a mesma coisa. Pelos dois serem provenientes de materiais naturais, é comum nos confundirmos. A principal diferença entre eles está em sua resistência. Enquanto o primeiro é mais delicado, o granito, ainda que natural, é mais resistente, podendo ser utilizado em qualquer ambiente.
2 – CUIDADOS COM O MATERIAL
Já sabemos que o mármore é um material muito delicado. Por isso, seu uso é recomendado apenas para áreas internas e com pouca circulação. Como é o caso dos lavabos, banheiros ou o revestimento em paredes, como nas fotos abaixo.
Além da escolha cuidadosa de qual cômodo devemos coloca-lo, temos que ter em mente que esse tipo de material necessita de atenções especiais, se queremos que eles tenham uma durabilidade maior em perfeitas condições.
Os revestimentos nas paredes são muito comuns para esse tipo de material. Dão um toque especial, além de deixar o ambiente muito mais refinado.
Se o mármore for aplicado em bancadas onde há chances de molhar, lembre-se de impermeabilizar o mesmo para que o material dure por mais tempo sem avarias.
Por ser um material um pouco caro ($$$), há opções para quem anda com o orçamento apertado. Papeis de parede com temas de mármore pode (muito bem) substituir o material.
3 – INÚMERAS TEXTURAS E CORES
O mármore é conhecido, principalmente, pelos seus veios; presentes em todas as cores são por contas deles que, desde a época dos gregos, o mármore ficou tão conhecido e todos se apaixonaram.
Sendo este material proveniente de matéria prima natural, podemos dizer que cada peça é diferente da outra; por consequência sendo única em cada projeto. A importância em combinar o revestimento de mármore, ou a bancada da cozinha com o restante da decoração é fundamental. Afinal, não queremos deixar esse material tão sofisticado passar despercebido, né?
Esses tipos de textura aí na foto são apenas alguns que o material dispõe. Suas opções de texturas são infinitas, e, por ser um material natural, podemos dizer que são únicas também.
E aí, o que achou?