Não tão novidade assim, a série The Bear conta a história de um renomado cozinheiro, que após a morte do irmão, vai para Chicago cuidar do restaurante da família. Eu assisti essa série em 2 dias praticamente, e precisava indicar para vocês.
A série se passa em Chicago e acompanha o dia a dia super agitado de Carmy Berzatto, interpretado por Jeremy Allen White. A primeira temporada, disponível na Star+, conta com 8 episódios de mais ou menos 30 minutos cada… Mas não se engane. Com certeza, você passará os 30 minutos sem piscar, ou respirar, de tão caótica e barulhenta que a série é – acredito que isso retrata certinho a maioria dos ambientes de uma cozinha profissional.
The Bear é uma panela de pressão prestes a explodir
Que o cotidiano de quem trabalha em uma cozinha é bem frenético, isso não tem como negar. Aqui no Brasil, acompanhamos os programas Pesadelo na Cozinha com Jacquin e Master Chef onde podemos ter uma ideia de como a coisa funciona dentro das cozinhas profissionais, onde de fato é tudo bem agitado.
E é isso que a série retrata!
Graças a falas atropeladas, câmera tremendo, longas sequências de filmagens… Todos os detalhes que nos deixam imersos e meio que fazendo parte desse ambiente.
Agora adicione problemas a cada minuto (seja relacionado a ingredientes, estrutura do restaurante, funcionários)… Por isso digo que The Bear é exatamente uma panela de pressão que está prestes a explodir.
Por que você precisa assistir The Bear
A série retrata vários temas ao mesmo tempo, como o luto, problemas financeiros, empreendedorismo, família (de sangue e não de sangue), cansaço, amor (não o romântico e sim o pela profissão) e muitas outras coisas importantes e presentes em nosso dia a dia.
The Bear também mostra como atingir a perfeição para uns não quer dizer nada para outros – ninguém se importava por Carmy ter passado pelos melhores restaurantes e ter feito o nome como um dos melhores chefs dos Estados Unidos. Para aquele grupo de pessoas, essas coisas eram apenas rótulos sem nenhuma importância ou sentido.
O carisma dos personagens
Os personagens fazem toda a diferença na história, onde a gente consegue odiá-los a primeira vista, mas ao longo dos episódios, de forma orgânica, conseguimos entender o ponto de vista de cada um e passamos até a sorrir em determinados momentos rsrs
Menção honrosa aqui ao Richie, interpretado por Ebon Moss-Bachrach, que antes do falecimento de Mike, era quem administrava o restaurante e também grande amigo da família. Ele não aceita muito o irmão caçula ter tomado conta do restaurante e faz de tudo para infernizar a vida dele (e a nossa). Ao final entendemos que ele é alguém que também está sofrendo com tudo isso, e que no fundo tem um coração bom – os momentos de fúria e pirraça, de certa forma, faziam parte do seu processo de luto.
💟 Veja também: Temos que voltar com o Hype: The Bold Type
Curiosidades sobre a série
- Jeremy Allen White fez realmente um estágio em um restaurante estrelado antes de gravar a série. Tudo isso, para entrar no ritmo e entender mais sobre esse dinamismo e o jeito real de como os cozinheiros se comportam e agem no dia a dia.
- Em 2022, ele foi vencedor do Globo de Ouro, como Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical, pela sua atuação em The Bear.
💟 Veja também: O que fazer em 2 dias em Londres
- Neil Fak, interpretado pelo chef Matty Matheson, na série é um faz tudo: desde encanador até a eletricista, porém ele não faz parte da cozinha, e isso que eu achei mais divertido. Pois na série o personagem de Matty fica pedindo toda hora para poder participar mais da cozinha, que ele quer aprender a ser um cozinheiro também. E no caso ele é!
- A segunda temporada vem ai! Já foi confirmada pela FX e temos um teaser também. A data para estreia nos Estados Unidos é Junho desse ano, esperamos que chegue ao Brasil ao mesmo tempo também!
E você, já assistiu The Bear? Me conta aqui nos comentários o que achou.
Bjs,
Dani