Séries não americanas que merecem a sua atenção

Há alguns anos atrás, a maioria dos filmes e séries que tínhamos acesso eram as superproduções que vinham dos Estados Unidos, com exceções de algumas, claro (y soy rebelde).

Não conhecíamos produções de outros países, pois não chegava até aqui. E o mesmo acontecia com produções brasileiras também, ninguém em outros países tinha a chance de conhecer…

Enfim, os anos passaram e os streamings tomaram conta da indústria, democratizando o cinema e o audiovisual pra muita gente (yayyy). Dessa forma é possível conhecer e apreciar produções de vários outros países que a gente talvez nunca imaginou que fosse ver (e gostar).

Hoje falarei sobre algumas séries não americanas que merecem atenção

Começando pelas séries espanholas, onde tivemos muitas muito boas, dignas de maratona e que faz a gente sonhar para que novas temporadas sejam lançadas.

La Casa de Papel

Uma das séries mais conhecidas e comentadas é La Casa de Papel, que faz a gente torcer pelos bandidos e duvidar da polícia.

A série foi lançada em 2017, onde na verdade a Netflix era apenas uma distribuidora, porém o sucesso foi tão grande que logo em seguida a gigante do streaming confirmou a também produção das próximas temporadas.

Atualmente temos 4 temporadas, onde a vida da gangue liderada pelo Professor é levada a prova e à flor da pele.

Como eu disse acima, torcer pelos bandidos se deve ao fato da perfeição que a série traz, onde a mesma te confunde muitas vezes e te faz questionar o que é o bem e o que é o mal. E isso é genial!

Para você ter uma ideia do sucesso da série, a máscara do Salvador Dalí, utilizada pelos personagens na série foi sucesso durante o carnaval e foi motivo para muitas campanhas publicitárias e etc

Se você ainda não assistiu, vale a pena maratonar todas as temporadas e aguardar ansiosamente a quinta temporada – que infelizmente já foi confirmada como a última.

via GIPHY

Elite

Outra série espanhola que ganhou o coração de muitos brasileiros é Elite. A versão +18 de Rebelde, eu diria hahahaha

via GIPHY

Elite conta a história de um grupo de adolescentes muito ricos, e outros de classe mais baixa que estudam na mesma escola. Além disso, logo na primeira temporada a série gira em torno de um assassinato. E aí? Quem matou… E quem morreu?

No decorrer das outras temporadas (a série está em sua 3ª temporada), as consequências dessa morte e de outras questões começam a vir a tona – e é claro que o relacionamento entre o núcleo rico e pobre fica cada vez mais difícil.

Outras questões como sexualidade, drogas, DST’s e relacionamento com os pais também são abordados na série, de um jeito bem profundo e muito informativo, também.

Ah! Não posso dizer que temos alguns atores em Elite que também participam de La Casa de Papel. Muito massa ver seu personagem favorito em um cenário TOTALMENTE diferente.

Vis a Vis

A mais recente das séries espanholas (em relação às duas acima), é Vis a Vis. Uma jovem se apaixona pelo seu chefe e não se dá conta de suas reais intenções… Ele a acaba incriminando por crimes fiscais e ela vai presa.

Bem diferente de Orange is the New Black, em Vis a Vis a penitenciária é barra pesada, e a protagonista precisa provar sua inocência (e sobreviver, é claro).

Também com elenco “emprestado” de La Casa de Papel temos duas personagens que vieram do grande sucesso espanhol, como é o caso de Alba Flores, que interpreta Saray, uma cigana lésbica em Vis a Vis e Nairóbi, uma das personagens mais queridas em La Casa de Papel.

via GIPHY

Outra personagem que migrou de La Casa de Papel é Najwa Nimri, que interpreta a vilã Zulema em Vis a Vis e Alicia Sierra, uma das inspetoras da polícia em La Casa de Papel.

Saindo da Espanha, vamos para Alemanha. 2 séries que eu gostei bastante e que dá para aprender alemão também (ou será que não rsrs)

Dark

Com certeza, Dark foi uma sensação nos últimos tempos. A série de suspense e ficção científica tem o tema principal a viagem no tempo. Só de ler esse começo já dá pra ter uma ideia do que vem por aí, né?

Com 3 temporadas (infelizmente a série teve seu episódio final em junho de 2020), a boa construção do roteiro, escolha perfeita dos atores e trilha sonora impecável, só podemos constatar uma coisa: incrível.

Não digo que ela é daquelas séries para maratonar, pois a história é muito profunda e os episódios, na minha opinião, precisam de tempo para serem processados.

A gente não sabe se a mãe é a filha, ou a filha é a mãe… Cada episódio explode sua mente e te faz pensar: CARAMBA O QUE FOI ISSO?

Recomendo muito! E recomendo também que você assista em alemão mesmo, com a legenda em português, pra sentir a vibe mesmo e entra, de fato, na história.

Freud

Outra série alemã que assisti e achei mutcho loka foi Freud. A série é ficcional, mas retrata a vida do famoso psiquiatra Freud e de como a psicanálise foi criada.

A série mistura conspiração, fantasia, coisas reais e do imaginário e outras tramas políticas.

Baby

Uma das séries italianas de grande sucesso é Baby. Inclusive, a série foi comparada com a maravilha Gossip Girl e também com a série espanhola Elite (que falei ali em cima).

A série conta a história de duas amigas da alta sociedade italiana, que por conta do tédio e da curiosidade entram para o mundo da prostituição.

Se você quiser conhecer a Italia, e principalmente Roma, de um jeito diferente a série vale super a pena.

Sem contar que você poderá aprender algumas palavras do idioma, né?

Contei nesse post aqui sobre algumas outras séries italianas para você aprender o italiano.

Lupin

Da Itália para França, uma das séries mais recentes de toda essa lista que fiz é Lupin. Uma série francesa que no seu primeiro mês alcançou a marca de 70 milhões de visualizações – superando, inclusive O Gambito da Rainha.

A série conta a história de um imigrante senegalês que planeja algumas armadilhas e assaltos baseados em um clássico da literatura criado pelo autor Maurice Leblanc no início do século XX.

Toda a série tem como cenário principal Paris, incluindo o assalto ao Museu do Louvre logo no começo.

Se você busca por uma série cheia de reviravoltas e fotografia maravilhosa, com certeza Lupin é para você. Aproveite para maratonar!

Em terras PT BR, chegamos às séries brasileiras que são grande sucesso no mundo todo, e que vale a pena você assistir também.

Coisa mais Linda

Série maravilhosa, que conta a história de um grupo de amigas da década de 1950, que juntas, resolvem abrir um clube de música no Rio de Janeiro.

Já falei aqui nesse post os melhores momentos da série, que acho que será motivos suficientes para você assistir essa obra de arte que é essa série, que conta com Maria Casadeval, Mel Lisboa, Patrícia Dejesus e +

Bom dia Verônica

Da série fofa que é Coisa Mais Linda para um suspense maravilhoso que é Bom dia Verônica. A série é baseada no livro de mesmo nome, e conta a história da escrivã Verônica e um caso em especifico que a policial se vê inserida.

Aqui, temas como violência contra mulher, agressão, conspiração e corrupção é abordado em quase que todos os episódios.

A série se passa em São Paulo, e tem uma narrativa incrível – impossível não querer devorar todos os episódios de uma só vez.

Recomendo muito assistir. Aproveita que por enquanto somente a primeira temporada está disponível e já maratona! Logo logo sai a segunda (eba!!!)

Cidade Invisível

Lançada em fevereiro de 2020, Cidade Invisível mistura o folclore brasileiro com suspense e em suas primeiras semanas já foi bem elogiada – inclusive, por muitos gringos.

A série foi comparada ao clássico dos anos 1990 Arquivo X, e não apenas os fãs, mas a crítica também elogiou muito o enredo e a dinâmica dos episódios. Será?


Me conta aqui nos comentários se você já assistiu alguma dessas séries e qual a nota para cada uma.

Se quiser, no post para baixar o Planner 2021, tem um arquivo específico para séries e filmes, onde você pode colocar nota e a data que assistiu – ideal se você quer fazer resenhas, ou indicar para toda a sua família.

Bjs,
Dani

Deixe uma resposta