Mudar de país é uma escolha que exige muitas coisas como resiliência, paciência, determinação… E além disso, uma de nossas grandes preocupações é em relação ao custo de vida na cidade/país onde a gente escolheu morar. Por isso, no post de hoje vou falar um pouquinho sobre o custo de vida morando em uma cidade pequena aqui na Itália.
Esse post será dividido em partes: aluguel, mercado, contas e lazer. Dessa forma, vamos conseguir entender direitinho cada custo.
Fiz esse post pensando no que EU GASTO e tirei uma média apenas para você ter uma ideia do custo total e se preparar melhor antes de vir para cá.
Se preferir, assista esse conteúdo
Aluguel
Sem dúvida, o aluguel será o principal montante que você irá separar do seu dinheiro. Afinal, a gente precisa de um teto para morar, e somente alugando um imóvel a gente consegue isso.
A vantagem de escolher uma cidade pequena ou vilarejo para se morar é que o custo do aluguel muitas vezes é bem menor, além de, é claro, a maior facilidade em se encontrar casas e apartamentos.
O valor médio do aluguel em uma cidade pequena varia entre 350 a 500 euros.
Eu sei que o euro está caro, mas esse é um valor até que baixo, se compararmos com as grandes cidades e centros.
Outra dica que dou para você é: preste bem atenção aos anúncios de imóveis que você estiver pesquisando. Alguns deles nos parecem bem atrativos.
Casas/ apartamentos grandes, 2 quartos, garagem… Por uma bagatela?
É aí que você se engana. Normalmente o pessoal faz isso mesmo para atrair bastante visualização, mas na verdade o anúncio se refere a apenas o aluguel de quartos – geralmente, esses apês encontram-se em cidades com universidades próximas, para estudantes.
Mercado
Comer gasta!
Uma média para 2 pessoas varia entre 80 a 150 euros. E devo lembrar que esses valores é economizando, viu? Nada de Nutella todo dia, ou comer cortes de carne – aqui a carne é bem cara.
Na Itália, as pessoas possuem o costume de ir ao supermercado de forma semanal, e não fazer aquela compra mensal gigante que a gente faz no Brasil.
E, se você não possui transporte, fica tranquilo. Em algumas cidades é comum caminhões que trazem mantimento, peixe, leite, verduras/frutas, congelados… Cada dia um caminhão específico. Um mercado ambulante!
Contas
Aqui na Itália, as contas costumam chegar a cada 2 meses – com exceção à conta de água, que vem a cada 4 meses, e a taxa do lixo que é anual.
Então, saiba que as contas têm um valor mensal, e esse valor será dobrado no momento que chegar a bolleta à sua casa/e-mail – visto que as contas são bimestrais.
Internet
Tudo isso vai depender da operadora escolhida, do que o plano irá contemplar e etc. Mas em média a internet em casa varia de 20 a 30 euros por mês.
Energia
Dependendo do seu consumo de energia, se você ficará em casa o dia todo, ou se irá trabalhar e só estará em casa no período da noite, enfim…
Uma média para duas pessoas consumindo varia entre 30 a 35 euros por mês.
Além dessa quantia, existe uma taxa de sinal de tv aqui na Itália que é obrigatória em todas as casas. Diferente do Brasil que o sinal aberto é – como o próprio nome já diz – aberto e gratuito à todos, aqui na Itália esse sinal tem um custo de 9 euros por mês que é contabilizado juntamente à sua bolleta de energia.
Então mesmo que você não assista TV, se você possui uma residência, automaticamente o governo supõe que você tem uma televisão, por isso a taxa é cobrada de todos.
Veja também: Séries da Netflix para você treinar o italiano
Com exceção, é claro, àqueles que entrarem uma solicitação, afirmando não ter o aparelho…
Gás
Depois do aluguel, o gás é a nossa principal despesa dentro de uma casa na Itália. Dependendo, ainda, do seu consumo essa despesa pode muito bem igualar ao seu aluguel nos meses de inverno. Por isso eu digo: cuidado!
Nos meses de inverno não existe outra forma de se aquecer se não usando o sistema de gás, que todas as casas possuem. É claro que também existe lareira, ou aquecedores elétricos, mas a principal fonte de aquecimento dentro de uma casa é o gás, então não há como fugir.
Economizando, o gasto nos meses de inverno pode variar de 70 a 100 euros (uma casa com 2 pessoas). Esse “economizar” que eu digo é até um certo ponto, viu? Não vá morrer congelado só para poupar uma grana… Em compensação, não queira ficar descalço e de regata enquanto lá fora está -10º… Bom senso…
Já nos meses de verão, essa conta cai muito! Variando entre 20 a 40 euros por mês. Só da gente não precisar ligar o aquecimento, olha como diminui absurdamente…
Veja também: Ferragosto: feriado na Itália que fecha tudo!
Água
Como eu falei lá em cima no começo desse tópico, a conta de água vem a cada 4 meses aqui onde moro, numa média de 10 a 20 euros por mês…
E olha que a gente toma banho, viu? kkkkk
Lixo
Não sei se são todos os comunes que possuem essa taxa de lixo, mas esse valor, de mais ou menos 150 euros é anual. Aí dependerá de como for seu contrato de aluguel, para quem você fará esse pagamento. Se com a bollete, ou direto com o proprietário.
Lazer
Não sei o que significa lazer para você, mas para mim, lazer é sair… Ir num restaurante… E COMER! kkkkk E o que não falta aqui na Itália, são lugares para comer, né?
Um casal, por saída, deve gastar em média, de 20 a 30 euro. Aí vai de você, se será 1 vez por mês, ou 1 vez por semana…
Mas devo dizer que esses valores são para ir numa pizzaria, numa hamburgueria… Nada muito refinado, claro.
Espero que tenha ficado claro, e que tenha te ajudado de alguma forma. Não esqueça que esses valores diz respeito à minha realidade, e que tirei apenas uma média para clarear um pouco para você que pensa em vir pra cá.
Bjs,
Dani.