Pessoas tóxicas: como identificar?

O que são pessoas tóxicas, afinal? É estranho pensar que alguém, muitas vezes de nossa confiança, passa a nos fazer mal; onde suas atitudes influenciam –de um jeito ruim – o nosso dia-a-dia. Como essas pessoas, muitas vezes, não vem com um selo para nos alertar, segue algumas características que podem ser úteis para você na hora de avaliar alguns relacionamentos e amizades…

Elas não te ouvem

Pessoas tóxicas tendem a querer ser o centro das atenções, digo isso no pior sentido que possa existir, onde fazem de tudo para que todos olhem para elas e escutem o que tem a dizer.

E então, muitas vezes, quando o processo é contrário, quando nós falamos, elas simplesmente se entediam e fazem questão de não nos dar ouvidos.

Inveja e negativismo

Uma das características de pessoas tóxicas é que elas sempre verão o “copo meio vazio” e invejarão cada passo que você der.

Negatividade e inveja são coisas que podem prejudicar (e muito) uma pessoa, e se você não se preparar contra isso, pode te fazer muito mal e, consequentemente te prejudicar a alcançar seus objetivos e seu crescimento.

Veja também: Doadores e tomadores: o que são?

Vítimas

Não adianta, pessoas tóxicas sempre culparão a sociedade ou os outros para minimizar seus erros – erros esses, que nunca se responsabilizarão por cometê-los. É capaz até, de eles manipularem tanto a situação, até que façam você se culpar por algo que eles cometeram – é bizarro…

Críticas?

Críticas construtivas, que nos ajudam a evoluir e a crescer não estão no vocabulários dessas pessoas. Para elas, o julgamento sem contexto que nos põe para baixo e prejudicam nossos objetivos é suficiente para que eles o façam.

“Você é a média das cinco pessoas com quem passa seu tempo.” — Jim Rohn

Mantenha-se focado

Assim como hábitos tóxicos, pessoas tóxicas tendem a estarem sempre próximos de nós e rondando nossa vida, por isso mantenha-se focado em seus propósitos e objetivos e olhe somente para frente.

Infelizmente estamos expostos a esses tipos de pessoas diariamente, portanto, cabe a nós prestar atenção aos diversos sinais e tentar ao máximo sair ileso.

E lembre-se: não somos obrigados a nada, a não ser, fazer nossas vontades e sermos felizes, por isso, não fique com medo de dizer não ou se distanciar dessas pessoas, afinal, elas só irão te fazer mal.

Se você chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse post e ajudar o blog a crescer 😀

Bjs,
Dani

Deixe uma resposta