Se você trabalha com conteúdo ou com internet, se tem um negócio e quer inseri-lo no mundo digital (o que é ótimo), você precisa se atentar às métricas de vaidade. E é nesse post que te explicarei o que são e por que não devemos deixá-las confundir nossas campanhas ou análises.
As métricas de vaidade são aquelas que não ajudam muito nosso negócio, ou não condizem com o nosso objetivo.
Quando criamos uma campanha no espaço digital – seja em AdWords, ou nas próprias redes sociais, mesmo -, devemos ter um planejamento traçado, e nesse planejamento um objetivo a ser alcançado, certo?
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Pois bem, as métricas de vaidade podem só nos confundir em relação à isso.
Quais são essas métricas?
- Likes
- Número de seguidores
- Cliques no site
Todos esses podem ser considerados métricas de vaidade, pois não ajudam os gestores daquela campanha a tomar nenhuma decisão. Você não consegue converter alguém que apenas deu um like no seu anúncio, certo?
Ou alguém que simplesmente clicou no link do seu site, mas de fato não adquiriu o produto/serviço, ou não converteu da forma que você gostaria.
Não estou dizendo que devemos ignorar esses marcadores, mas que devemos ter muito claro quais são nossos KPI’s e o que de fato devemos analisar dentro de um relatório, pois elas não devem ser (as únicas) a decidirem os recursos para determinados investimentos.
Por que é errado acompanhar essas métricas?
Sabe aquela expressão: “começou errado?”. É exatamente o que acontece quando (somente) acompanhamos esse tipo de métrica.
Uma estratégia de marketing, assim como qualquer outra estratégia, precisa ter evoluções, que sejam baseadas em testes, revisões e etc; porém, quando analisamos essas métricas, temos a falsa ilusão de que está tudo bem, tudo “às mil maravilhas”.
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E aí, quando o objetivo final não conseguir ser alcançado, não saberemos o que fizemos de errado, afinal “todo mundo curtiu”.
É… Todo mundo curtiu, mas infelizmente, ninguém converteu 🙁
Como não se confundir com as métricas de vaidade?
O primeiro passo é saber o que você é para a sua audiência. Esqueça os números!
Foque sempre em conteúdo de qualidade, visando trazer de fato informação para os seus seguidores. Só assim você conseguirá uma audiência fiel e realmente engajada (e que irá converter).
Após isso, como eu expliquei no tópico acima, você precisa saber avaliar os KPI’s certos para cada objetivo traçado; dessa forma, saberá tomar decisões coerentes para continuar com sua estratégia – e claro, atingir seu objetivo.
Mas fique tranquila, comece aos poucos e vá adaptando com a sua necessidade. Lembre-se de focar sempre em sua audiência e no que ela precisa 🙂
Me conta aqui nos comentários se você já sabia sobre essas tais métricas de vaidade.
Se você chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse post e ajudar o blog a crescer 🙂
Bjs,
Dani