Você já deve ter ouvido falar no “trabalho do futuro”, ou “nova forma” de se trabalhar, entre outras denominações para o tão famoso home office, né? Aposto que já sonhou em trabalhar de casa, fazendo seu horário e podendo dar pausas no trabalho quando as costas começam a doer, por exemplo. Nesse post, vou contar a minha experiência como home office, e tentar dar algumas dicas sobre esse tão famoso método de trabalho.
É igual qualquer outro
Sim, não importa no segmento que você se encontra, sempre haverá prazos, cobrança, pressão, e alguém para quem você deverá se reportar. Caso você seja dono de alguma empresa, esse alguém será você mesmo – de todo modo, você sempre precisará prestar contas. Pois bem, trabalhar em casa requer a mesma paciência do que se trabalhar locado em alguma empresa, você terá suas obrigações e deverá cumprir suas tarefas… A diferença é que não precisa pegar trânsito para chegar 😉
(ainda) Vão achar esquisito
Estou trabalhando de casa há mais ou menos um ano, e devo dizer que lidar com as “dúvidas” das pessoas as vezes irrita um pouco. Vão achar que você não faz nada, simplesmente por não entenderem que dá sim para fazer o que você faz de casa ou de qualquer outro lugar; vão achar que você está livre a todo e qualquer momento, por trabalhar em casa, acham que temos qualquer tempo livre, porém na verdade temos tarefas e prazos para cumprir como qualquer outra pessoa.
Portanto, tenha em mente de que vão torcer a cara as vezes, ou vão ficar perguntando demais, ou vão simplesmente soltar um “nossa deve ser muito fácil trabalhar em casa”. É muito chato, mas a gente se acostuma, e hoje em dia as coisas estão fluindo melhor, acredito que daqui algum tempo isso se tornará tão recorrente, que passarão a achar estranho a pessoa que pega ônibus para ficar 8h na empresa fazendo algo que ela poderia fazer sentada na sala de sua casa.
– Veja também: 5 dicas para ser mais produtivo
– Veja também: Como melhorar seu desempenho fazendo listas
Você sempre estará trabalhando
Ok, esse é um tópico que eu acho bem errado, mas não consegui me desligar ainda. A vida home office tem suas vantagens, como poder acordar mais tarde, ler um livro e sentar para trabalhar de pijamas, ou como dito no começo do post, poder fazer pausas durante o dia para alongar e aliviar a pressão.
Mas por ter essa “flexibilidade”, às vezes a gente se pega trabalhando às 20h.. ou respondendo cliente às 22h… Ou até mesmo alterando arquivo depois das 23h. Veja bem, isso não é nada certo e eu não concordo com isso, mas acho que além do formato home office, questões como a nossa geração ser tão workaholic, isso acaba virando rotina. Mesmo você começando às 8h, você nem se dará conta de que fez 15 min de almoço, ou que foi desligar o computador somente depois das 21h.
Dicas
Como eu disse, faz mais ou menos um ano que me tornei home office, não foi exatamente meu plano inicial, mas as coisas foram acontecendo e eu fui me permitindo conhecer e experimentar qualé rs
A primeira dica que eu dou é ~ tenha disciplina e se organize ~, pois é muito tentador você estar no conforto de sua casa, podendo fazer o que quiser sem a supervisão direta de um chefe ou coordenador. Eu, sinceramente demorei um tempo para me adaptar à essa nova rotina, e me desesperava muito quando o prazo apertava.
Hoje em dia, começo meu “expediente” às 8h e tento parar às 18h – estou me policiando em relação ao meu pós expediente. Tento cumprir todas as minhas tarefas, que deixei organizado e anotado (por grau de prioridade), e estou tendo muito mais sucesso e produtividade.
Qualquer forma de trabalho é cansativo e exige muito da gente, mas ainda assim adoro meu novo jeito de trabalhar e sou muito feliz. Por isso, se sua área permite o home office, sugiro que você avalie bem, e veja se consegue se encaixar em sua rotina. O que for te desenvolver mais, com certeza é a melhor opção 🙂
Se você chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse post e ajudar o blog a crescer 😀
Bjs,
Dani