O que é o Barre Fit

Se você não gosta de academia, mas está em busca do equilíbrio total entre seu corpo, você precisa conhecer sobre o Barre Fit: uma modalidade que nasceu em 1950, e está ganhando muita força agora. Essa modalidade une o Pilates, Yoga, Funcional e é claro o Ballet. De uma forma mais dinâmica e divertida, essa modalidade foi pensada em mulheres, que estão em busca de uma melhor qualidade de vida (e querem tonificar uns músculos, é claro rs). Veja o post completo e saiba de uma vez por todas o que é o Barre Fit.

Para explicar melhor sobre como essa modalidade trabalha com nosso corpo, vamos conversar com a  Daphne Teves, que é profissional de Educação Física, Personal Trainer e certificada pelo Barre Fit, onde ministra aulas na 2Spin e na Khora Centro de Bem Estar, em São Paulo.

Primeiro a parte histórica: Daphne nos conta que a técnica surgiu lá na década de 1950, criada pela bailarina alemã Lotte Berk. Por ela ter sofrido lesões na lombar e não poder praticar o ballet, a mesma resolveu fazer algumas adaptações e continuar com aquilo que ama. A bailarina combinou os exercícios de fisioterapia com os de barra do ballet. A técnica foi levada por uma de suas alunas para os EUA, porém somente agora se tornou popular e de fato conhecida.

Imagens da bailarina Lotte Berk. Foto: lotte-berk.com / Site

Músculos trabalhados

Uma notícia boa para quem pretende começar com o barre fit: a modalidade trabalha o corpo todo. “Trabalhamos por segmento de grupos musculares; realizamos aquecimento do corpo todo, e em seguida começamos membro superior, seguido para o corpo todo, depois foco no quadríceps e glúteo, por fim finalizando com alongamento para relaxar os músculos e ligamentos.”, conta Daphne.

Veja também: O que é Liposhock?
Veja também: O que é a Maderoterapia

Benefícios

Para melhorar a eficácia nos exercícios, Daphne conta que alguns equipamentos podem auxiliar como: elásticos, thera band, halteres, magic circle, mini band e é claro: a barra!
Por ser uma combinação de exercícios e focado no corpo da mulher, são inúmeros os benefícios do Barre Fit: “o trabalho de fortalecimento, cardiovascular e tonificação são os mais evidentes.”, conta Daphne. Com isso a perda de peso vem em consequência do gasto calórico, “e tonifica músculos pela repetição de execução do movimento.”, conclui.

Imagens do Barre Fit. Foto: @khorabemestar / Instagram

Indicações e contraindicações

As aulas duram em média uma hora, e de acordo com a personal Daphne: “Todas as idades são bem vindas, respeitando o percentual de carga regente ao peso do indivíduo, sem limitar idade! A contraindicação é quando não há liberação do médico. Temos um grupo que vem crescendo de gestantes com trabalho diferenciado.”.

E não há desculpas para começar a praticar, pois segundo a Daphne não é preciso já ter experiência com outras modalidades para praticar o Barre Fit: “sempre é tempo de sair do sedentarismo.”, finaliza.

Por outro lado, Daphne dá alguns toques e alerta: “Não recomendo realizar em casa sem um profissional, pois o praticante acredita que sabe o que está fazendo, mas não tem a noção da quantidade correta a ser executado com o objetivo do treino, e assim pode se lesionar.”

Quer praticar? Entre em contato com a Daphne pelo instagram @Daphne_Teves ou pelo telefone
(11) 9.6656-4772

Bjs,

Dani.

1 comments Add yours
  1. Faço aula com a Daphne na 2spin. Ela é uma excelente profissional e cuida muito dos nossos movimentos em cada exercício.

    Tive resistência em realizar a primeira aula, com aquele préconceitinho e achando que era muito voltado para ballet, mas quando fui a primeira aula me apaixonei. É incrível como a modalidade trabalha o corpo todo, ajusta nossa postura e fortalece músculos que eu nem imaginava que dava para trabalhar (rsrs). Além de ser divertida e te estimular a sempre dar o melhor de si.

    Obrigada Daphne por me apresentar o Barre Fit e por todo cuidado incrível em todas as aulas!!

Deixe uma resposta