língua italiana

Níveis da língua italiana para você se tornar fluente

Em todo idioma existem níveis que nos classificam onde estamos: básico, intermediário e avançado. Esses níveis servem, principalmente, para que a gente possa colocar no currículo e as empresas poderem filtrar e ter noção de nosso conhecimento. Aqui na Itália não é diferente, então vou contar um pouco sobre o que compreende e o que se aprende em cada nível da língua italiana.

Não sou fluente na língua ainda, longe disso, mas passei por uma escola e pude ter uma noção, através dos livros e sites em que pesquisei, o que cada nível aprende durante as aulas e o que diferencia um do outro

Quais os níveis

Basicamente existem 6 níveis de italiano, sendo 2 de básico/elementar, 2 de intermediário e 2 para avançado. São denominados, respectivamente, como A1/A2, B1/B2, C1/C2.

Algumas pessoas são consideradas A0, e isso acontece quando não se tem NENHUMA noção do idioma (tipo nem um buongiorno, sabe?).

via GIPHY

Não adianta você aí me dizer “nossa com certeza eu sou A0, pois não tenho noção nenhuma”. E já adianto a resposta: “não”.

Pela língua portuguesa ser proveniente do Latim, assim como o italiano, muitas palavras são semelhantes (é claro que a pronúncia é bem diferente), e por isso nos deixam em um lugar privilegiado, digamos assim. Pois em uma conversa, você pode não saber exatamente o que uma pessoa está dizendo, mas o contexto e algumas palavras com certeza você irá entender.

Bem diferente de uma pessoa que veio do oriente médio, por exemplo… Onde a língua e a forma de escrita é totalmente diferente. 

A0

Como eu disse acima, o nível A0 é aquela pessoa que não possui nenhuma noção de italiano.

Aqui é apresentado o alfabeto, e as primeiras formas de pronunciar algumas letras/sílabas.

A1

Esse é o nível elementar. Aqui o aluno consegue compreender frases, formular pequenos diálogos cotidianos… Preencher formulários. Se virar no geral, desde que a pessoa do outro lado fale pausadamente, sem muitas gírias.

Veja também: Séries da Netflix para você treinar o italiano

A2

O A2 é o 1º nível intermediário. As pessoas nesse nível além de conseguir formular e compreender frases no cotidiano, ela é capaz de fazer isso de forma mais rápida e com um vocabulário um pouco mais complexo e pensado.

Nesse nível aprendemos a conjugar os verbos mais simples e usados no dia a dia.

O nível A2 é requisito para quem precisa dar entrada no permesso di soggiorno.

B1

O B1 refere-se ao 2º nível intermediário. Além de todas as coisas que o nível A2 consegue fazer, o aluno do nível B1 é capaz de viajar com segurança, podendo compreender e resolver quaisquer problema que possa enfrentar de forma tranquila e com um vocabulário mais abrangente.

No nível B1, além dos verbos simples, a gente começa a estudar as exceções (que são muitas), e é aqui que começa a ficar complicado rsrs. Além disso, a parte escrita é bem mais trabalhada aqui.

O nível B1 é requisito para quem precisa dar entrada na cidadania italiana (por motivo de matrimônio).

Veja também: 5 palavras em Italiano com significados diferentes para você aprender

B2

O nível B2 é o 1º nível do avançado, e nesse nível a pessoa em questão é capaz de argumentar sem precisar buscar muito pelas palavras, pois o vocabulário está bem mais avançado. O nível B2 tem conhecimento de leitura, e também de escrita (em contextos formais e informais).

O nível B2 é suficiente para quem deseja ingressar em uma universidade italiana ou quer trabalhar em uma empresa onde o italiano avançado é solicitado (o que serve para praticamente todas as empresas).

C1

O C1 é o 2º nível avançado; e assim como o B2, o C1 consegue argumentar, mostrar seu ponto de vista sem buscar por palavras, pois o diálogo e a escrita flui de maneira muito espontânea

Aqui o conhecimento analítico da língua é bem mais trabalhado, bem como a leitura e interpretação de textos (bem) mais complexos.

C2

O nível C2 é chamado aqui de padronanza.. é o famoso FLUENTE hahaha… Aquela pessoa que a gente deseja ser um dia.

A pessoa que está nesse nível não pode ser comparado com um nativo, pois mesmo estudando a vida toda, o sotaque nunca será igual, bem como os sons que as crianças nativas aprendem desde quando bebê, é difícil a gente aprender isso em uma escola.

Mas o nível C2 está bem próximo a isso. Tem habilidade escrita, oral e de audição para entender qualquer situação e desenvolver um diálogo independente da região ou da velocidade/ruído na conversa (sem dialeto, é claro).


É isso pessoal, espero que tenham gostado do post de hoje, vou deixar um link aqui embaixo para você fazer um teste rápido e descobrir qual seu nível de italiano. 

Não esquece de me contar aqui nos comentários qual foi o resultado, hein.

TESTE DE NÍVEL ITALIANO GRATUITO

Bjs,
Dani

Fonte: https://www.languageinitaly.com

Deixe uma resposta