Planejamento na hora de montar um negócio é essencial, se você quer que aquilo dê certo. É por isso que existem diversos modelos de negócios, onde, basicamente você descreve qual o tipo de negócio, o público, os concorrentes… E a partir daí você pode começar a trabalhar nas estratégias para o que você deseja, e em cima do seu conceito. Mas às vezes o modelo de plano de negócio pode ser muito longo, e, por esse motivo que surgiu o modelo Canvas para negócios.
Ele é, basicamente, um resumo do plano de negócio, separado por blocos. Onde fica muito mais fácil a visualização e mais dinâmico também. O modelo canvas consiste em algumas perguntas básicas, que de acordo com o próprio SEBRAE são:
Segmentos de clientes
Para quem está se criando valor? Esses clientes possuem necessidades em comum?
Proposta de valor
Que valor é entregue aos clientes? Qual o problema dos clientes estamos ajudando a solucionar?
Canais de distribuição
Por quais canais os seus clientes querem ser atingidos? Quais canais possuem o melhor custo-benefício?
Relacionamento com os clientes
Como é o relacionamento com o seu cliente? Como a sua empresa/negócio interage com os seus clientes?
Fluxo de Receita
Qual o valor que os seus clientes estão dispostos a pagar? Pelo que eles estão pagando, atualmente?
Parcerias-chave
Quem são os parceiros chave? Quem são os fornecedores chave?
Recursos-chave
Quais são os recursos mais importantes para que o negócio possa funcionar?
Atividades-chave
Quais são as principais atividades a serem feitas para que o negócio possa funcionar?
Estrutura de custo
Quais são os principais custos inerentes ao modelo de negócios? Quais as atividades chaves são mais caras?
Como isso pode ajudar meu blog?
Esse ano fui ao evento Social Media Week, e tive a oportunidade de assistir a uma palestra da Ana Passarelli, e lá ela contou um pouco sobre a importância de nos enxergarmos como empresários e como um negócio, e não apenas blogueirinhas. Achei que foi um grande divisor de águas, e que deu para mim muita luz e esperança no fim do túnel hahaha. Brincadeiras a parte, é possível fazer o que gosta, gerar conteúdo e ter algo sólido, afinal nosso nome, nosso blog, enfim, são nossas marcas e nossas marcas são nossa reputação e tudo aquilo que temos.
Para “transformar” um modelo Canvas tradicional em um modelo Canvas para o seu blog basta mudar algumas perguntinhas, mas a essência é a mesma.
Segmentos de clientes
Esse tópico se transforma em nossa audiência. Aqui iremos construir a persona com quem nos comunicamos. Devemos nos atentar a quem nos comunicamos, quantos anos essa pessoa tem, e demais atributos pertinentes.
Canais de distribuição
Aqui, os canais citados, podem se referir às mídias sociais utilizadas e ferramentas em que devemos estar presente. Depois que a gente descobre qual o nosso público alvo, a gente deve aparecer onde nossa audiência está.
Relacionamento com os clientes
O relacionamento com o nosso público alvo é essencial. Como vamos nos comunicar com eles? Precisamos descobrir o nosso diferencial para passar para nossa audiência, e, de fato, ser algo que contribua para a mesma.
Proposta de valor
Quais as dores e problemas que nossa audiência possui e como vamos solucioná-los através de nossos posts?
Fluxo de Receita
Vamos falar de grana aqui. Quanto custa nossos posts, ou como podemos monetizar nosso trabalho como um comunicador/produtor de conteúdo?
Parcerias-chave
Como o próprio nome já diz, quem são ou quem poderia ser seus parceiros na entrega de algum produto e/ou conteúdo?
Recursos-chave
Aqui você pensa em quais os recursos necessários para que você possa manter sua estrutura. Seja uma equipe de funcionários ou equipamento (câmera, computador, softwares…)
Atividades-chave
As atividades chave é a produção de conteúdo em si. Exatamente o seu trabalho! Aquilo que você precisa fazer para entregar ao seu público.
Estrutura de custo
Você possui uma equipe? Quanto custa para mantê-la? Ou quais os custos fixos de sua estrutura?
Bora tirar do papel as ideias e começar a planejar o SEU NEGÓCIO?
Para baixar (FREE) o modelo canvas e imprimir CLIQUE AQUI
Ajude o blog a crescer! Compartilhe com seus amigos esse post 😀
Bjs,
Dani