Marketing pessoal: como fazer

A propaganda é a alma do negócio, já diria o ditado popular. E assim como as empresas utilizam ferramentas do marketing para se promover e alcançar novos clientes, o marketing pessoal tem a função de fazer a mesma coisa: promover uma pessoa ou um nome, de acordo com suas necessidades e objetivos. Então eu te pergunto: como aplicar o marketing pessoal? De forma simples e efetiva.

Utilize a Análise Swot para promover seu marketing pessoal

A análise ou matriz SWOT é feita a partir da análise de 4 pontos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A matriz SWOT pode te ajudar a reconhecer pontos que você pode melhorar, seja no seu lado pessoal ou mesmo estratégias na sua carreira.

Faça uma lista, e identifique cada ponto, lembrando sempre:

  • Forças
    As forças, como o próprio nome diz, está relacionado ao que de mais forte você possui. Pode ser alguma habilidade em algum software, ou até mesmo sua capacidade em liderança, por exemplo. É legal ressaltar aqui, que nesse ponto você possui controle, ou seja, dependendo da análise, você consegue melhorar, mudar a rota, ou deixar como está, pois diz respeito a você, e somente a você.
  • Fraquezas
    Assim como as forças, as fraquezas também são elementos que você consegue controlar, porém, diferente das forças, aqui você avalia aquilo que você ainda precisa melhorar. Por exemplo, seu inglês não anda tão bom? Ou a sua presença digital deve melhorar?
  • Oportunidades
    O que o mercado ou o mundo exterior tem a oferecer a você em relação à sua vida ou carreira profissional? Liste tudo aquilo que possa ser uma oportunidade referente aos seus objetivos e vai pra cima!
  • Ameaças
    A mesma coisa que acontece com as oportunidades, as ameaças também dizem respeito àquilo que o mundo exterior tem a oferecer à você. É importante ressaltar, que nesse ponto (e nas oportunidades), diferente das forças e fraquezas, você NÃO possui controle. Ou seja, são elementos que podem influenciar na sua carreira, mas que você não está diretamente ligado.

Saiba qual é o seu propósito

Hoje em dia, fala-se muito sobre o propósito, sobre como devemos encontrá-lo e etc. É verdade esse bilete.

Não adianta você trabalhar em um objetivo de forma vaga, sem saber ao certo por que você deseja chegar lá.

Uma boa dica para encontrar o seu propósito é utilizando o IKIGAI. Liste aquilo que você ama, o que o mundo precisa, o que te fará ganhar dinheiro e o que você é bom.

Utilize a mandala abaixo para fazer esse exercício:

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Promova seu trabalho

Existe um velho ditado que diz: “quem não é visto não é lembrado”.

Se ninguém conhecer seu trabalho e todas as suas habilidades, é quase que 100% de chance que ninguém irá te contratar ou te promover.

E ninguém melhor para promover nosso trabalho do que nós mesmos, né?

Hoje em dia existem muitas formas de fazer isso, seja usando as redes sociais, criando um blog/site, ou até mesmo utilizando alguma plataforma específica para portfólios online.

Veja também: Como montar um portfólio online e gratuito

Produção de conteúdo no Linkedin

Não poderia deixar de falar sobre marketing pessoal sem mencionar o Linkedin, plataforma que de uns anos para cá tornou-se essencial para a promoção e ampliação de redes de contato de muitos profissionais.

Essa rede foi comprovada como uma das principais causas de muitas pessoas trocar de emprego, conseguir uma promoção, ou simplesmente vender o seu trabalho.

Mas isso não acontece da noite para o dia, é claro. Precisa de dedicação, frequência, e algumas dicas, é claro.

Curso: Marketing Pessoal e Produção de Conteúdo
no LinkedIn

O Matheus de Souza é Top of Voice no Linkedin, e formulou um curso para a criação de conteúdo voltada para esse rede, que atualmente possui mais de 30 milhões de usuários.

Matheus de Souza

Basicamente, a ideia é ajudar outros profissionais a serem vistos no LinkedIn – seja para conquistar um novo emprego, ser reconhecido como um expert em sua área ou simplesmente fechar novos negócios.

No curso você aprenderá a criar sua marca pessoal, desenvolver seu networking e criar artigos de sucesso no LinkedIn.

São 6 módulos e mais um bônus para você alavancar a sua carreira profissional.

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Bjs,
Dani

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