Livros com tema de viagem no tempo

Uma das coisas que eu mais gosto são livros… e livros com a pegada de viagem no tempo, então nem se fala. Acho fascinante a ideia da gente viver em outra época. Sempre fico matutando sobre o que eu faria se acordasse em outro século, ou o que eu levaria do meu tempo se eu fosse para outra época. É por esse motivo que eu curto tanto livros com a temática de viagem no tempo, e hoje vou indicar os meus livros de viagem no tempo favoritos para vocês.

Outlander

Já começo com talvez o livro/série queridinho que transformou as os livros de viagem no tempo no sucesso que são.

A série conta com 9 livros (o último ainda sendo escrito), onde o primeiro teve o seu lançamento em 1991. São mais de 30 anos que a história de amor entre Claire e Jamie foi escrita por Diana Gabaldon.

Mas vamos falar sobre o livro 1: a história se passa em 1945, quando a enfermeira Claire, foi acompanhar seu então marido Frank à Escócia para passarem uma segunda lua de mel, em comemoração também pelo fim da Guerra. Lá, ela se vê atraida por um círculo misterioso de pedras onde presencia um ritual.

Ela fica tão intrigada e curiosa com aquilo que resolve voltar sozinha um outro dia naquele mesmo círculo de pedras, e então o impossível acontece: uma força vinda das pedras a puxa e a transporta para o ano de 1743.

Claire não entende o que aconteceu, só sabe que precisa de qualquer forma voltar para sua época, para seu marido Frank. Só que nessas tentativas, ela acaba conhecendo Jamie Fraser, um guerreiro escocês, onde ela começa a cultivar um amor que ela achou que não fosse possível sentir.

Sentiu o gostinho? A história tem muito romance, aventura, intrigas políticas… Um prato cheio para quem curte qualquer um desses temas.

E para comprovar que o livro e a história fizeram tanto sucesso, em 2014 a Starz lançou a primeira temporada da série com o mesmo nome, que podemos dizer é bem fiel aos livros.

Perdida

O livro de Carina Rissi, escritora maravilhosa e brasileira, também tem todo o charme de um romance e a aventura de viagens no tempo.

Ambientado no Brasil, o livro conta a história de Sofia, uma apaixonada por tecnologia e toda a comodidade que vem junto com ela. Ela não vive sem computador, microondas, celular… Até que, um belo dia, ao comprar um celular novo o inesperado acontece: ela é magicamente transportada para o Brasil do século 19.

Sem saber como voltar à sua época, Sofia precisa aprender a viver naquele tempo, e então conhece Ian Clarke e toda sua família… É claro que muitas aventuras acompanham esse livro que me fez dar boas risadas durante a leitura. Vale muito a pena, não somente para incentivar os autores brasileiros, mas por ser uma bos história também.

A série conta com 6 livros no total, e em algum deles temos o ponto de vista não somente de nossa protagonista Sofia, mas também de Ian, e de sua irmã, Elisa.

A história Perdida é tão incrível que depois de muito pedido, finalmente saiu nas telonas (você pode assistir no Disney+). A adaptação conta com Giovanna Grigio como Sofia e Fulano de tal como Ian. Confira o trailer aqui embaixo:

Novembro de 63

Mais um livro de viagem no tempo que foi para as telinhas. Dessa vez, Novembro de 63, escrito por Stephen King, conta a história de Jake Epping, um professor de inglês que se vê dentro de uma “missão” proposta por um amigo seu: voltar ao ano de 1963 e impedir a morte do então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy.

No livro é legal esse questionamento sobre as viagens no tempo. Do tipo: será que se alterarmos algo no passado, que julgamos ser o certo, irá melhorar nossas vidas? Ou será que a gente apenas tem uma ideia do que poderia acontecer apenas baseado no que vivemos atualmente.

Um livro muito bom, com muitas questões políticas também, mas com uma boa pitada de romance e aventura.

A séria foi estrelada por James Franco, T.R. Knight e outros atores incríveis no elenco.

Antes que o Café Esfrie

A história se passa em Tóquio, em um pequeno café que ficou conhecido por fazer as pessoas viajarem no tempo, seja para o passado como para o futuro.

O que é de se esperar, que o lugar seja lotado, com muitas pessoas querendo viajar no tempo, na verdade é ao contrário. O café quase não tem ninguém, apenas com alguns fiéis fregueses que sempre o frequentam.

Acontece que para se poder viajar no tempo no café Funiculi Funicula é preciso estar atento a muitas regras, por exemplo: nada do que fizer ou deixar de fazer mudará o passado ou o futuro, você só poderá encontrar alguém que já esteve no café, não pode sair de uma cadeira específica, e o principal… Sua viagem deverá durar até que o café esfrie.

São várias histórias no livro que de uma maneira ou outra meio que se ligam. Há uma mensagem muito bonita em relação a viver o presente e outras questões importantes de nossa vida como amizade, família, relacionamento, gratidão…

Uma obra incrível japonesa, escrito por Toshikazu Kawaguchi, que gostei muito de ler e deixou boas reflexões após a leitura. Inclusive a pergunta que fica é: “Quem você gostaria de encontrar, uma única e última vez, se fosse possível viajar no tempo?”


Já leu algum desses livros de viagem no tempo? Me conta aqui nos comentários

Bjs,
Dani

Deixe uma resposta