Livro: Confissões do Crematório

O livro acima, escrito por Caitlin Doughty, foi uma recomendação incrível que vi no clube do livro @infinistante. Comecei a ler sem ter visto muitas coisas sobre haha, apenas fui. Esse post não é uma resenha detalhada, é mais uma reflexão (que esse livro trouxe aos montes), por isso… vale a pena ler Confissões do Crematório.

O livro conta relatos reais da escritora, em seus anos como “funcionária da morte”, em um crematório. Já posso adiantar que esse livro traz reflexões ao leitor, de uma forma descontraída e com muito bom humor.

A frase estampada na capa do livro é um bom resumo de todo o conteúdo: “UM LIVRO PARA QUEM PLANEJA MORRER UM DIA”. Essa é a nossa única certeza, e temos muita resistência quanto à isso. Qual o problema em se discutir a morte, enquanto a mesma faz parte de nós tanto quanto a vida? Me peguei pensando nesse assunto no decorrer da leitura.

“Aceitar a morte não quer dizer que você não vai ficar arrasado quando alguém que você ama morrer. Quer dizer que você vai ser capaz de se concentrar na sua dor, sem o peso de questões existenciais (…) A morte não está acontecendo com você. Está acontecendo com todo mundo.”

Vivemos em um mundo onde a imagem de vitalidade, saúde, beleza é vendida como algo certo… Só que pensamentos assim nos torna somente mais frágeis em questões que eram para ser normais. Assim como milhares de bebês nascem por dia, milhares de pessoas morrem por dia. Já parou para pensar nisso?

Enfim, acredito que esse assunto é um tabu entre milhões de pessoas, e que deveria ser tratado com mais naturalidade (eu também me enquadro nessas pessoas). Mas nunca é tarde para falarmos sobre, não é mesmo?

– Veja também: Livro/Resenha: A Casa das Orquídeas
– Veja também: Livro/Resenha: Sangue na Neve

Deixando um pouco de lado a parte social do livro, a leitura em si é ótima, com muitas citações e informações relevantes. A escritora consegue transmitir suas aventuras de um jeito envolvente e divertido, fazendo a leitura fluir de maneira fácil.

Quem quiser saber mais sobre a autora, ela possui um canal no Youtube, chamado Ask a Mortican, onde ela continua abordando o tema de forma muito divertida, dá uma olhada.

Já leu o livro? Me conte o que achou.

Se você chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse post e ajudar o blog a crescer 😀

Bjs,

Dani

Deixe uma resposta