Dúvidas sobre a cidadania italiana

O Brasil é um dos países com o maior número de imigrantes italianos; desde a primeira guerra mundial, lá em 1914, os navios trazendo famílias não paravam de chegar. Por conta disso, descendentes de italianos são muito comuns aqui em nosso país, e pesquisar isso é realmente muito importante para que você possa dar entrada em sua cidadania italiana. Para tirar algumas dúvidas sobre o assunto, conversei com a Ana Paula, que está morando na Itália e presta assessoria para brasileiros:

Ser considerado um cidadão italiano (europeu, no geral), te abre muitas portas, desde uma tranquilidade a mais por estar legalizado no país, até o livre acesso a saúde, educação… e outros programas.  Ana Paula está na Itália desde 2015, e conta que além de sonhos, ela, o marido e seus dois filhos se mudaram com 12 malas, uma pasta cheia de documentos, e com esperanças de um futuro melhor. “Estamos conseguindo dar aos nossos filhos excelentes escolas e qualidade de vida que infelizmente não tínhamos no Brasil.”, conta.

1 – Por onde começar?

Como eu disse no começo do post, foram muitos os imigrantes que saíram da Italia em busca de uma nova perspectiva, aqui em nosso país, portanto pesquise e veja se em algum lugar no meio de todos os seus familiares não tem alguém que veio lá da Itália. Segundo a Ana Paula, “você pode fazer a pesquisa verificando as certidões de nascimento, casamento e óbito de seus familiares.” E para comprovar esse parentesco são necessários documentos como a Ana Paula nos explica “são necessárias para o processo todas as certidões de nascimento, casamento e óbito, desde o antenato italiano até o requerente.”

2- Itália X Brasil

O tempo de espera para o reconhecimento da cidadania italiana é totalmente diferente: enquanto na Itália, todo o processo (com os documentos corretos) demora cerca de 3 meses, no Brasil “existem filas de espera de até 15 anos.”, explica Ana Paula. “Após dar entrada no processo, tem que aguardar os prazos dos órgãos públicos na Itália e o andamento do processo. Enquanto aguarda, o requerente pode passear e conhecer a Itália e a cultura italiana.”

 3 – Investimento

Segundo Ana Paula, o valor investido varia de acordo com o contrato e com cada assessoria, “mas a média para a preparação dos documentos no Brasil + passagem aérea + assessoria para o processo com hospedagem na Itália até a finalização do processo fica em torno de €5.000 à €6.000, em média.”, explica.

4 – Restrições

Infelizmente, há algumas restrições na hora de reconhecer a cidadania italiana. A Ana Paula nos explica “existe sim restrição em alguns casos, como no caso dos Trentinos, documentação incompleta, antenatos italianos que renunciaram a cidadania italiana, em casos de ter mulher na linhagem cujos filhos nasceram antes de 1.948, nesse caso o processo teria que ser via judicial”.

5 – Dicas

A primeira dica que a Ana Paula nos dá antes de reconhecer a sua cidadania italiana é: conversar com seus familiares e tentar conseguir o maior número de informação possível sobre os seus antepassados. Após isso é legal pesquisar bem a assessoria que irá cuidar do processo, conhecer seu trabalho, “e também ter a hospedagem na Itália e acompanhamento total até a finalização do processo, assim você se sentirá seguro e tranquilo até receber seus documentos italianos.”, finaliza.


É de extrema importância estar de forma legalizada dentro de um país, se sua escolha for permanecer no mesmo, e ter seus documentos reconhecidos faz toda a diferença. A Ana Paula, que tirou algumas de nossas dúvidas, abriu uma empresa com seu marido para ajudar brasileiros que desejam embarcar de mala e cuia nesse novo mundo (ou que apenas desejam ter seus documentos reconhecidos).

“Temos nossa empresa de assessoria para processo de cidadania italiana, se chama BUONA FORTUNA 🇮🇹 (em português quer dizer ‘Boa Sorte’), onde ajudamos muitos brasileiros, que moram em diversas partes do mundo, a realizarem o processo de dupla cidadania. E os ajudamos também na transição de país, dando dicas e instruções de como começar a vida do zero aqui.”, conta.

Se alguma dúvida ainda ficou pendente, deixe nos comentários que entraremos em contato com a Ana Paula para ela nos responder, gentilmente 😉

Se você deseja reconhecer sua cidadania italiana, entre em contato com ela

E-mail: buonafortunacidadania@gmail.com
WhatsApp: +39 333 931 9958
Facebook: buonafortunacidadaniaitaliana/

Bjs,

Dani.

Deixe uma resposta