Se você está pensando em sair do país – seja para passear, ou para fazer um intercâmbio –, você vai precisar de um passaporte. Como já é sabido, o passaporte é um documento de extrema importância, e é sua única documentação válida, quando se estiver fora de sua terra natal. Separei algumas dicas que podem ser úteis na hora que você decidir emitir o seu:
Solicitação
Para dar entrada no seu passaporte, é preciso fazer a solicitação de forma online, direto no órgão expedidor – no caso, a Polícia Federal.
Nessa solicitação, disponível aqui, você deverá colocar todos os seus dados, que sejam pertinentes, conforme solicitado. São informações como: nome, filiação, documento, se você já teve passaporte, etc…
Após a solicitação, você terá em mãos o seu protocolo de agendamento, e a guia para efetuar o pagamento da taxa. É necessário que a taxa seja paga para que você possa prosseguir para o próximo passo.
– Veja também: 5 Dicas para quem quer Morar fora do País
Agendamento
O agendamento é feito, também, de forma online pelo site da polícia federal. É possível agendar até seis pessoas de uma só vez, você só precisa ter em mãos o número do protocolo, cpf e data de nascimento de cada pessoa agendada.
Para quem mora em São Paulo, capital, de uns tempos para cá, foram criados vários postos de emissão de passaporte, em alguns shoppings da cidade. Por exemplo no shopping West Plaza, na região Oeste da cidade, e no Shopping D, na região norte.
Documentos necessários
Esteja com TODOS os documentos exigidos no site da PF (você pode acessar aqui). Vale ressaltar que todos os documentos deverão ser os ORIGINAIS, e se você já possui passaporte, deverá levar o seu antigo no dia do agendamento para o cancelamento do mesmo.
A lista de documentos é enorme, e como eu disse acima, você pode acessar direto no site da Polícia Federal, mas esteja ciente de que: RG, CPF, CERTIDÕES DE CASAMENTO/DIVÓRCIO (para quem já teve nome alterado por essas razões) e RESERVISTA serão pedidos (para maiores de 18 anos. Se você for menor de 18 ou de 12 anos, deverá ver a lista de documentos referente).
A conferência da sua situação eleitoral é feita na hora do atendimento, mas também, quando você for agendar, pode ser que apareça algum aviso sobre a mesma. Nesse caso é bom levar seu título de eleitor, os comprovantes das votações anteriores, ou então a declaração de quitação eleitoral.
Ajude o blog a crescer! Compartilhe com seus amigos esse post
Fotografia e digitais
O passaporte tem validade atual de 10 anos para maiores de 18 anos, portanto, é necessário tirar foto e colher as digitais novamente para a renovação do passaporte.
A maquiagem é permitida, com certeza, para quem quiser usar. Acessórios podem ser interessante e ajudar na foto, mas esteja ciente de que o pessoal da PF, poderá pedir para você tirar um brinco, ou um colar, se os mesmos estiverem atrapalhando a foto (que no futuro será a sua identificação em um documento internacional).
Para os homens que possuem barba, podem ficar tranquilos, é permitido sim tirar a foto com barba, desde que a mesma não afete sua identificação.
Retirada do documento
Ao finalizar o processo, você receberá um protocolo, que estará a data que você poderá retirar seu passaporte. Somente você poderá retirar seu passaporte, pois nesse dia, irá assinar no próprio documento.
É importante dizer que, hoje em dia, não há mais a possibilidade de “renovar” o passaporte. Todos deverão dar entrada em um novo, e passar pelo mesmo processo.
Espero que tenha ajudado você, e que esse passaporte traga muuuitas viagens 😉
Bjs,
Dani.