Como organizar seu tempo ao trabalhar em casa?

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Poder trabalhar de qualquer lugar, não precisar se deslocar de casa para o trabalho – sem trânsito -, e o principal: fazer seu próprio horário. Tudo isso enche os olhos e até arrepia só de falar, mas será que é tão fácil se organizar em uma rotina home office?

Antes de dar para você algumas dicas para se organizar, você precisa ter em mente que estará trabalhando. Independente se num escritório, ou do seu cantinho dentro do seu quarto, trabalho é trabalho, e isso precisa ser muito bem entendido e respeitado.

Veja também: O que não te dizem sobre o Home Office

Quando comecei a trabalhar em casa, há mais ou menos 1 ano e meio atrás, eu achava que era bagunça hahaha não tinha horário nenhum. Ficava o dia todo vendo TV, fazendo coisas aleatórias, e quando via os prazos se apertando, corria e tinha que ficar horas e horas para entregar.

Até que eu comecei a pensar o que eu estava fazendo e cheguei à conclusão que estava toda errada! Comecei a me organizar e a finalmente enxergar aquilo como minha nova forma de trabalhar.

Planejamento é fundamental

Primeiro de tudo você precisa se planejar. Isso não é novidade para ninguém… Mesmo em um escritório você precisa saber e organizar suas demandas daquele mês, semana, dia…

Veja também: 5 vantagens da agenda

Num trabalho home office, nada muda. O planejamento é essencial para você conseguir se organizar com as tarefas, e se não tiver planejado, com certeza você irá se atrapalhar no decorrer do dia.

Crie uma rotina para trabalhar em casa

Rotinas sempre são boas para criarmos hábitos e deixar alguns processos mais fáceis para nós. Sua rotina de trabalho em casa deverá ser a mesma se estivesse num escritório:

  • com horário de começo e fim;
  • com pausas para almoço e descanso;

Veja também: Tudo sobre a rotina e como ela pode ser BOA afinal

Dessa forma você conseguirá entrar no ritmo com mais facilidade e não se frustrará caso não consiga finalizar alguma tarefa.

Pausas são necessárias

Conforme disse acima, as pausas para o almoço e descanso são extremamente necessárias, principalmente se trabalhamos em casa.

Quando trabalhamos em casa, às vezes perdemos a noção e ficamos 10, 12… ou mais horas trabalhando direto. Isso é muito errado! A gente começa a perder noção algumas vezes e acaba achando que é algo normal.

Cuidado com a procrastinação

O fantasma de todos que trabalham em casa hahaha a famosa palavra procrastinação estará presente em muitos dias, mas você precisará ser forte para controla-la – digo isso por experiência própria.

Não estou dizendo que deverá ser um robô na frente do computador… Por isso deixei específico um tópico apenas para as pausas. Pois elas são muito importantes, até mesmo para exercitarmos nossa criatividade e relaxar. Só não podemos nos acomodar e achar que só porque trabalhamos em casa podemos parar a qualquer momento para assistir uma série, ou ficar horas rolando o feed do Instagram.

Como disse várias vezes nesse post, se planeje e crie uma rotina. Dessa forma você conseguirá se adaptar e verá que seu trabalho fluirá muito mais rápido e com menos dor de cabeça – e consequentemente terá dias em que perceberá que estará livre… Isso com certeza é um benefício do trabalho freela/home office.

Você trabalha ou pensa em trabalhar home office? Me conta aqui qual tática você usa para se organizar e cumprir todos os prazos certinho.

Se você chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse post e ajudar o blog a crescer 😀

Bjs,
Dani

Deixe uma resposta