Quando nos propomos a fazer algo, a primeira coisa que existe é “A IDEIA” e a pergunta que nós fazemos é: “Por onde devo começar?”. Qual o propósito disso, ou no que irá ajudar as pessoas e nós mesmos com essa ideia… Enfim, são inúmeras as dúvidas no começo de qualquer projeto, então hoje resolvi trazer uma dica de ouro que me ajudou e ajuda bastante rs. Um hábito super simples e divertido: fazer listas!
As listas nos ajudam a pôr em prática muitas de nossas ideias, afinal uma ideia sem planejamento é somente um sonho, não é mesmo? Com elas, é possível nos organizar mentalmente e visualizar nossas metas e objetivos de uma forma clara. Como sou fã desse método, listei algumas vantagens em se fazer listas (uma lista para listas), para você COMEÇAR AGORA MESMO!
Importância
Segundo uma matéria que vi no site da BBC, em que eles entrevistam um Neurocientista, o mesmo diz que criar listas pode liberar a mente, pois nossa mente é capaz de trabalhar simultaneamente com apenas quatro pensamentos, por isso que criar listas pode “clarear” a mente, pois é exatamente o que ela estará fazendo. Com as listas é possível liberar espaço em nossos pensamentos, o que pode ajudar em tomadas de decisões e/ou na parte criativa.
– Veja também: 5 dicas para ser mais produtivo
– Veja também: 5 vantagens da Agenda
O que listar
Você pode listar desde o que comprar no mercado, até suas metas para o ano novo (quem nunca). O importante é visualizar aquilo que você colocou no papel e traçar como meta. A Naty Arcuri, do canal Me Poupe, diz que tudo em nossa vida deve ser traçado como meta… Desde algo grande, como um apartamento, ou por exemplo, comprar uma calça. Defina suas prioridades, sejam elas quais forem, e corra atrás daquilo.
Como prosseguir
Após colocar no papel os objetivos a serem alcançados, você pode ler, analisar e escolher quais as melhores formas para alcançar tais objetivos. É tentativa e erro. Assim como tudo na vida, você pode ir testando caminhos e soluções para chegar onde almeja.
Ajude o blog a crescer! Compartilhe com seus amigos esse post
Resultados
Nessa mesma matéria da BBC em que mencionei no primeiro tópico, além do Neurocientista, eles entrevistaram um psicólogo, onde o mesmo apresentou algumas pesquisas realizadas sobre definições e objetivos, e os resultados foram que: estudantes que fazem listas e refletem sobre suas metas para o futuro possuem um desempenho bem maior em relação aos que não o fazem.
Além disso, o mesmo psicólogo, apontou que, em um estudo feito em 2013, os funcionários que traçam metas desafiadoras, e objetivos realistas (através de listas), obtiveram um aumento de sua produtividade em 10%.
Ou seja, não importa se os itens mencionados na lista sejam desde as compras da semana, ou as metas para daqui 5 anos, os benefícios de se pôr no papel algo, pode torná-lo mais tangível e “alcançável” para nós. Somos seres visuais, e aquilo que colocamos no papel pode fazer toda a diferença em algum tempo. Seja com escolhas, projetos, afazeres… Apenas benefícios.
Gostou das listas? Liste suas metas para o mês rsrs
Bjs,
Dani