Todo mundo já passou horas e horas pensando em alguma coisa para escrever, postar ou produzir e nada surgiu. A gente torce para a inspiração aparecer, mas no final ela simplesmente não chega – a única coisa que temos é uma tremenda dor de cabeça. Pois bem, sabe o que acaba de te acontecer? Prazer, eu te apresento o bloqueio criativo.
Um nome gourmetizado para algo tão corriqueiro nos dias de hoje, onde consumimos conteúdos 24h por dia. O bloqueio criativo nada mais é do que aquele momento de total branco, que normalmente acontece quando os prazos estão chegando, ou quando temos problemas demais para resolver.
Foi em um dia totalmente sem ideias que resolvi fazer esse post e pesquisar mais sobre assunto, e como poderia me safar disso, afinal EU PRECISO (VOLTAR A) ESCREVER.
Possíveis causas
Antes de mais nada, devo dizer para que fique tranquilo, pois o bloqueio criativo é algo temporário – você não vai ficar sem ideias para sempre, rs.
Algumas das principais causas são:
- estamos estressados, com muitos problemas para resolver ou sob pressão demais;
- com muitas ideias na cabeça;
- não estamos motivados com aquele projeto que precisa ser desenvolvido;
- estamos sendo multitarefa;
- simplesmente precisamos de um tempo.
Veja também: 7 atitudes para o sucesso
O diagnóstico é simples e você mesmo pode identificá-lo, mas para isso é preciso respirar e voltar ao controle da situação – como já dizia o famoso ditado brasileiro: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima hahahaha
O começo de tudo
O termo surgiu na década de 1940 pelo psiquiatra Edmund Bergler, que dizia que os escritores sofriam de algo que inibia sua produtividade; após isso o termo “wrirte’s block”, ficou conhecido no mundo todo como o bloqueio que os escritores tinham quando iam escrever seus textos.
Mas a verdade é que hoje em dia, qualquer um está sujeito a ter um momento de branco de ideias, principalmente se trabalha com criatividade e produção de conteúdo.
Nossa mente não é limitada (graças a Deus), mas com a agilidade das informações e o tanto de cobrança, as vezes pensamos mais rápido do que conseguimos agir, e é nessa hora que dá um bug no cérebro e precisamos resetar.
Como contornar o bloqueio criativo
Como eu disse acima, todos nós estamos sujeitos a ter um momento de branco e bloqueio, mas isso não quer dizer que estaremos assim para sempre. E como todas as coisas na vida são consequências de outras, se trabalharmos alguns pontos e algumas atitudes, tenho certeza de os dias de bloqueio criativo passarão a ser bem menores…
- Falta de motivação: se você está desmotivado no trabalho, em sua vida no geral, ou no projeto específico que está trabalhando, sugiro que converse com outras pessoas sobre o assunto, tente dar ideias e expor seus pontos para todos os envolvidos; tenho certeza de que participando ativamente e com voz sobre o que será feito ou não, o projeto poderá fluir com muito mais leveza do que antes.
- Ser multitarefa às vezes não é bom: um artigo da Harvard Business School citou que ser multitarefa diminui em 40% nossos níveis de produtividade e aumentam e 10% nossos níveis de estressa. Ou seja, não adianta estar a frente de 300 projetos, se não conseguimos andar com nenhum.
- Muitas ideias na cabeça: parar um pouco para se organizar pode ser o que esteja faltando em sua rotina criativa. Às vezes o bloqueio é porque temos muitas ideias na cabeça, e não o contrário. Sugiro que se organize da melhor forma que achar, para que possa visualizar todas as suas ideias, e então, trabalhar na que possa ser melhor para o seu projeto.
Existem diversos aplicativos que podem te ajudar com a organização de tempo e ideias, ou então você pode optar pela boa e velha agenda, também.
Veja também: 5 vantagens da agenda
Veja também: 5 dicas para ser mais produtivo
Moral da história
Se organize, exponha suas ideias e principalmente: dê um tempo!
A criatividade funciona de maneira leve, e na maioria das vezes vem quando estamos mais relaxados, por isso permita-se um tempo para fazer aquilo que gosta e comemore todas as suas conquistas e vitórias, mesmo que pareçam pequenas.
É legal falar que às vezes o bloqueio criativo pode estar relacionado (também) com ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos, por isso, procure um profissional especializado e um médico e converse sobre isso com ele.
Se você chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse post e ajudar o blog a crescerBjs,
Dani