Para aqueles dias que a gente sonha com um doce, mas na geladeira não tem ovo, leite, manteiga… Mas tem uma garrafa de vinho pela metade. Fica nesse post que eu vou te ensinar a fazer ciambelline al vino, uma receita tipicamente italiana, que não vai nenhum ingrediente de origem animal e é perfeita para comer de tarde (de manhã, de noite…)
Você vai precisar de:
- 300 gr de farinha de trigo
- 100 gr de açúcar
- 100 ml de óleo
- 100 ml de vinho branco
- 1 colher de chá de fermento químico
+/- 50gr de açúcar para “empanar” os biscoitos
Como fazer:
Junte todos os ingredientes e sove a massa normalmente, depois embrulhe-a em um plástico filme (ou em um recipiente com tampa) e coloque para descansar na geladeira por uns 30 minutos.
Após os 30 minutos, faça os formatinhos que desejar… Lembrando que ciambelline, em italiano, é rosquinha. Mas no meu caso, sempre faço como se fosse gravatinha rsrs
Você pode fazer do seu jeito.
Veja também: Receita: Quibe de abóbora
Após ter dado forma aos seus biscoitos, passe um por um no açúcar, como se fosse beijinho ou brigadeiro. Enquanto isso, já pode ligar seu forno para deixar quentinho.
Coloque os biscoitos numa assadeira e deixe por aproximadamente 20 minutos – preste bem atenção aqui, pois o açúcar carameliza e pode queimar bem rápido os seus biscoitos.
É isso! Fácil, né? Essa medida, rende mais ou menos uns 40 biscoitinhos.
Ah! O vinho branco pode ser substituído por vinho tinto, ou pelo suco integral de uva, caso você não queira usar o álcool (mas devo dizer que fica maravilhoso).
Espero que vocês tenham gostado, me marquem no instagram @oitulipa se vocês fizerem a receita.
Bjs,
Dani