Cada dia que passa, somos obrigados a correr mais, produzir mais, fazer mais… Tudo em uma escala sempre maior. Ufa! Às vezes nem dá tempo de respirar, né? Por esse motivo, acabamos deixando e fazendo tudo no automático, e isso é muito ruim para nossa criatividade. Por isso, hoje vou dar algumas dicas de como você pode ser mais produtivo, para quem sabe, tentar driblar essa correria e ter sucesso em todas as suas tarefas.
1) Planeje suas tarefas antes
O ideal é que a gente revise e planeje nossas tarefas da semana todo domingo. Separe 15 minutos, pode ser depois do banho, quando estiver se preparando para dormir, e veja seus compromissos da semana e anote as prioridades.
Durante a semana, esteja com a sua agenda em mãos, e cheque todos os dias seus compromissos. Se necessário, remaneje algumas tarefas. Outra dica legal é: durante os dias, tenha um bloquinho em mãos e anote as tarefas que vão surgindo no dia. Além das já pré definidas no começo da semana, sempre aparece uma coisa ou outra durante os dias, né?
2) Comemore suas conquistas (mesmo que pequenas)
Antes de qualquer coisa que começamos a fazer, precisamos acreditar naquilo, e, principalmente acreditar em nós! Não adianta nada ter um sonho, se nós mesmos passamos a colocar empecilhos neles.
Uma forma de mudar isso é comemorar suas conquistas! Por menor que sejam, ou até “irrelevante” para algumas pessoas, você precisa comemorar. Seja indo em um lugar que você gosta, saindo para jantar, ou se permitir uma folga. Precisamos comemorar para poder mensurar nossas conquistas e nos permitir acreditar em nós mesmos.
Somente dessa forma, teremos mais gás, e consequentemente, produziremos mais!
3) Se permita curtir
São nos momentos em que estamos mais relaxados que as melhores ideias aparecem, geralmente. Aproveite isso e curta à vida! Não fique preocupado com o que está por vir. Em geral, quando nos preocupamos, estamos nos bloqueando, mesmo não querendo.
4) Uma tarefa por vez
É como aquela famosa frase que a nossa mãe sempre nos diz: “não queira abraçar o mundo”. Às vezes estamos tão empolgados em fazer determinadas coisas, que queremos fazer tudo de uma vez. Calma! Defina as prioridades e ponha foco total naquela escolhida.
5) Não seja muito perfeccionista
Vi um dia desses uma frase assim: “feito é melhor do que perfeito”. Parei para pensar, e vi que faz todo sentido essa frase. Estamos sendo testados e cobrados o tempo todo, em todo lugar que vamos, e em tudo que fazemos, e quem nos cobra principalmente é (pasmem) nós mesmos. Vamos relaxar, ver aquilo que erramos e tentar consertar de forma racional e prática. Sem desesperos ou ideias mirabolantes. É obvio que não seremos desleixados, né? Porém aceitar nossos erros e saber viver com eles já é um grande avanço 😉
BÔNUS – Saiba dizer não
Esse com certeza é o meu tópico (não disse ser o favorito rs). Em qualquer área ou lugar sempre existirão pessoas interesseiras, que irão aproveitar de nossa bondade para propor coisas que nem sempre trarão benefícios para nós.
Filtre todas as oportunidades que chegarem a você, e digo isso em qualquer situação da vida, seja profissional ou pessoal. Afinal, não adianta estarmos agradando os outros enquanto nós estamos infelizes.00
E aí, gostaram das dicas? Alguma a mais a acrescentar? Prometo seguir todas, e vocês?
Bjs,
Dani