3 ferramentas para o agendamento de posts nas Mídias Sociais

A postagem nas mídias sociais é uma das coisas mais importantes para se manter frequente e aumentar a relevância com sua audiência. É a principal  forma que divulgamos nosso conteúdo e descobrimos aquilo que nossa comunidade necessita. 

Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta de gerenciamento de mídias sociais que possui integração com diversas mídias, tais como: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, entre outros.

Já testei durante algum tempo a versão gratuita da plataforma e foi bem satisfatório, óbvio que com algumas limitações, mas de um modo geral atendeu as minhas necessidades na época.

A ferramenta permite visualizar mensagens, comentários e menções, além de você poder responder a cada uma direto da plataforma, sem precisar se logar novamente na mídia desejada. Uma visão geral de tudo o que está acontecendo, numa interface bem intuitiva e dinâmica.

O Hootsuite permite a geração de relatórios também, sendo na versão gratuita relatórios mais básicos, e na premium relatórios mais completos e detalhados.

Uma coisa a se destacar é que, para a postagem no Instagram acontecer, é preciso que você esteja sincronizado com a sua conta do Hootsuite no seu celular, dessa forma, o app irá te notificar da publicação no Instagram para você, de fato, publicar. Isso não acontece de forma automática.

Postgrain

O Postgrain também é uma plataforma para a gestão das mídias sociais, porém suas mídias integradas são: Instagram, Facebook e Twitter, sendo o primeiro o principal foco da ferramenta. Diferente do Hootsuite, o Postgrain faz as postagens no Instagram de forma automática, assim como os Stories – você também pode agendar stories com essa plataforma.

A ferramenta também disponibiliza uma versão gratuita (bem mais limitada): você pode agendar somente 8 posts por mês. Contudo, analisando os planos e valores disponíveis, o plano inicial para duas contas e postagens ilimitadas é de R$ 19,90 por mês, um valor acessível pelo que a plataforma oferece e entrega.

Através do Postgrain você também pode responder direct e comentários, porém somente do Instagram – que é o foco da empresa -, para as outras mídias é necessário logar diretamente, ou utilizar outra ferramenta.

É possível visualizar relatórios de desempenho também, tento a opção de visualizar diretamente pelo Insta Analytics.

De acordo com o próprio site da plataforma, eles prometem ao usuário um“Instagram descomplicado”. Atualmente estou usando a ferramenta em sua forma gratuita, e gostando bastante, vamos ver nos próximos capítulos rs

Buffer

A plataforma promete facilitar o gerenciamento das mídias sociais em um só lugar, tendo integração com o Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google + e Pinterest. Dentro da plataforma é possível gerenciar, agendar publicações e analisar relatórios. Tudo em um só lugar, facilitando a vida do usuário, e com uma interface dinâmica.

Devo dizer que essa plataforma só está disponível em Inglês, mas como todo esse universo de marketing digital e geração de conteúdo é meio americanizado, acaba sendo relativamente simples o entendimento da ferramenta.

A plataforma também possui uma versão gratuita, porém nesta, o Pinterest não está disponível (peninha). Os planos são cobrados em dólares, o que pode prejudicar um pouco quem não possui cartão internacional, e também a variação constante do dólar.

Assim como todas as demais ferramentas apresentadas, o Buffer permite a criação de um time, com nome, usuário e função, para cada pessoa poder gerenciar, publicar e analisar o andamento daquela conta específica.

Além dessas três ferramentes, existem muitas outras disponíveis no mercado para facilitar o agendamento e gerenciamento das mídias sociais. Vale a pena conhecer todas, e ver qual se adapta melhor com suas necessidades e seu bolso, rs.

Se você chegou até aqui, não esqueça de compartilhar esse post e ajudar o blog a crescer 😀

Bjs,
Dani.

Deixe uma resposta