Em tempos de coronavírus e isolamento social, a nossa rotina tende a ficar muito mais bagunçada, não é mesmo? E o primeiro sintoma disso é a insônia ou a dificuldade em manter o ritmo habitual do sono, fazendo a gente ir dormir depois das 3h e acordando somente às 11h. Mas fica tranquila que esse não é algo que está acontecendo somente com você, e por esse motivo, trouxe 3 dicas para evitar a insônia.
Recentemente abri a caixinha de perguntas no instagram – inclusive, se você não me segue (@oitulipa), tá esperando o que?! – e perguntei qual a maior dificuldade e desafios que as pessoas estavam enfrentando na quarentena.
Veja também: 5 dicas para passar pela quarentena de boa
Entre algumas das respostas que eu recebi, a dificuldade para dormir, ou a insônia foram as que ganhou em disparado e a resposta é simples:
Como eu disse no começo desse post, o isolamento social fez com que nós mudássemos completamente nossa rotina, aumentando a ansiedade e desencadeando outros sentimentos não tão bons. E como um dos primeiros sintomas, a falta de sono, ou dificuldade em dormir são os que aparecem.
Se liga nas 3 dicas para evitar a insônia abaixo que ME AJUDAM e que podem ajudar você também (não esquece de me contar depois).
1) tomar um chá
Alguns chás são ótimos para evitar a insônia e nos auxiliar a ter uma noite melhor, pois possuem propriedades calmantes – para os músculos e a mente. É o caso do chá de camomila, erva cidreira e valeriana.
Confesso que esse último nunca tomei, mas os outros dois sempre tomo e ajudam mesmo. Afinal, nada melhor antes de dormir do que um pijaminha delícia e uma xícara de chá quentinho, né?
De acordo com o site Tua Saúde, o chá de Camomila atua diretamente no sistema nervosa, nos deixando mais calma e aliviando a ansiedade. O mesmo acontece com o chá de Valeriana, que tomado antes de dormir auxilia no combate do estresse e ansiedade, deixando a gente bem calminha para um sono perfeito. E a erva cidreira, como falei acima, também possui propriedades calmantes, o que, se tomado antes de dormir auxilia numa melhor qualidade do sono.
2) ler um livro
Ler um livro antes de dormir é algo que pode te ajudar (e muito) a relaxar e chamar o sono. Um estudo feito pela universidade de Sussex, no Reino Unido, em 2009, apontou que ler um livro é mais eficaz para diminuir o estresse do que caminhar, por exemplo.
Os participantes da pesquisa chegaram a diminuir em 68% ao lerem. Isso ocorre porque ao ler uma história a gente automaticamente, se desliga de nossa realidade, diminuindo a tensão e deixando a gente mais relaxado.
Portanto, a leitura pode ser uma grande aliada sua para que sua rotina de sono volte ao normal.
Veja também: Kindle Unlimited: dicas de livros
3) criar um ritual
Por mais bagunçada que nossa rotina possa estar durante esses dias, estabelecer um ritual para certas coisas pode ajudar a transformar aquelas ações em hábitos.
Não tem gente que ao acordar já toma uma ducha para despertar, ou faz logo um café e etc. Pois bem, para dormir, devemos criar um ritual para acostumarmos nosso cérebro que aquelas ações são feitas sempre antes de dormir, portanto é hora de dormir.
Esse ritual você pode incluir da maneira que achar melhor, pode ser usando as dicas que dei aqui em cima, como fazer um chá e ler um livro; ou então você pode tomar um banho relaxante e fazer um skin care noturno, ou quem sabe apenas deitar na cama e fazer uma oração.
Enfim, são inúmeras as opções que podem te ajudar a melhorar seu sono e voltar à rotina. Mas lembre-se que pode existir um tempo para que seu corpo se acostume, e se ele não se acostumar, não tenha medo em mudar a rota e escolher outra coisa para fazer antes de dormir.
Como eu disse, essas dicas para evitar a insônia funcionam para mim, e estou compartilhando aqui pensando em ajudar vocês. Aliás, espero que eu tenha ajudado 😀
Me conta se você possui outra dica que te ajuda a dormir melhor.
Bjs,
Dani