3 dicas para economizar em sua viagem para a Itália

Viajar é uma coisa boa mesmo, né? E mesmo morando na Itália, eu não consigo pensar em outra coisa se não arrumar minhas malas e sair por aí, conhecendo outros países e outras culturas. Mas para viajar, a primeira coisa que devemos fazer é: planejamento. E dentro deste planejamento, as passagens, o visto e toda a documentação deve estar muito bem separada para que a gente passe menos perrengue possível. Então veja o post com algumas dicas para você economizar em sua viagem aqui para Itália.

Mesmo os perrengues fazendo parte de cada viagem que a gente faça, não importa o quão planejado seja… Alguma coisa sempre vai sair fora do esperado, então, se prepare.

E é por isso que a organização e o planejamento são essenciais. Pois sem eles seria simplesmente impossível viajar… Seja no quesito financeiro, ou na parte de documentação.

Passagens

Existem inúmeros sites onde você pode encontrar passagens áreas. Inclusive, alguns com preços muitos bons, que valem a pena.

Agora, pensa em tudo isso em um único lugar.

Já falei sobre o app Google Flights em um outro post, mas devo ressaltar a maravilha que ele é. Com ele é possível rastrear voos e habilitar lembretes quando os mesmos entrarem em promoção.

Você marca o destino, qual tipo de passagem e assim que uma promoção surgir ou até mesmo se o preço para aquele destino aumentar muito você será avisado. Seja por notificação, ou até mesmo e-mail.

O app do Google Flights não vende passagens, ele te redireciona ao site da companhia que você escolher e você compra por lá. É como se fosse um grande filtro.

Aeroporto e imigração

Sem dúvida essa é a parte que dá mais medo. Chegar no aeroporto e passar pela imigração. Mas fica tranquilo que tudo vai dar certo, só não esqueça de ter impresso com você os comprovantes de hotéis, reserva de carros; e o principal: a passagem de volta comprada.

Se você tiver tudo isso em mãos, tenho certeza que nenhum oficial vai pegar no seu pé e você poderá curtir tranquilamente a sua viagem.

Mas que dá um medinho, dá rsrs

Carta convite

“Reserva de hotéis… Mas e se eu for ficar na casa de algum amigo ou parente? Como eu comprovo isso para os oficiais?”

Existe um documento que se chama Carta Convite (lettera di invito), que nada mais é do que um papel onde quem irá te hospedar “confirma” a sua visita. 

Nessa carta convite estão especificados os documentos da pessoa que irá te receber, o endereço dela, e um telefone para contato – caso o oficial queira confirmar mais uma vez se é verdade esse bilete.

Vou fazer um post mais específico sobre carta convite para a Itália e deixo anexado um modelo para vocês baixarem.

Visto

O visto para brasileiros visitarem a Itália não precisa ser solicitado antes, como acontece com países como o Estados Unidos, por exemplo.

Como turista, temos direito de permanecer no país sem “fazer nada” digamos assim, por 90 dias (é claro que mesmo assim a passagem de volta, comprovantes e carta convite deverão ser apresentados na hora da imigração, mas isso não diminui ou aumenta a sua permissão de estadia no país).

E essa permissão de 90 dias no país é dada assim que você passar pela imigração… Na hora do carimbo no passaporte, sabe? Aí é só alegria!

Após esses 90 dias, você estará ilegal na Itália, e qualquer abordagem policial, ou qualquer coisa que acontecer você poderá ser deportado – claro.

Itinerário

Agora que você já comprou sua passagem, embarcou e passou pela imigração, é hora de pensar no que fazer aqui no país da bota, né?

Na verdade não! Recomendo que você faça seu itinerário antes, assim você pode economizar tempo e dinheiro. Afinal, são tantos passeios incríveis por aqui que mesmo com os 90 dias eu acredito que seja pouco!

Fiz um post contando sobre alguns lugares maravilhosos – e gratuitos – que conheci em Roma, e que você pode adicionar em seu itinerário durante a sua viagem.

E para facilitar ainda mais esse processo de montagem de itinerário, o Google My Maps pode ser uma grande ajuda para você.

O app é uma extensão do tão conhecido Google Maps, e apresenta inúmeras possibilidades:

  • criação de mapas personalizados
  • possibilidade de pesquisar e marcar lugares para conhecer
  • compartilhamento com amigos e familiares que viajarão com você

E aí, prontos para carimbar esse passaporte aí? Se tiver dúvidas em como solicitar esse documento TÃO importante e ESSENCIAL dei algumas dicas aqui.

Espero que esse post tenha ajudado você a planejar sua próxima viagem aqui pra Itália. Inclusive, para ajudar a planejar ainda mais a sua viagem, baixe aqui o checklist de viagem disponível de forma ~ gratuita ~

Me conta aqui nos comentários qual o lugar que você sonha em conhecer aqui no mundo velho.

Não esqueça de compartilhar esse post e ajudar o blog a crescer.

Bjs,
Dani

Deixe uma resposta