Bel Rodrigues, criadora de um dos maiores (e mais legais) canais sobre livros desse Youtube, foi a responsável por escrever esse maravilhoso (e necessário) livro: 13 segundos.
Quanto tempo é necessário para destruir a vida de uma pessoa?
Para Lola, nossa protagonista, 13 segundos foi o suficiente.
Sinopse
O primeiro livro solo de Bel Rodrigues mostra como o machismo pode, em apenas 13 segundos, mudar completamente a vida de uma garota. Lola está no último ano do ensino médio e acabou de terminar um relacionamento. Ela sabe que foi a melhor decisão, mas ainda assim não é fácil encarar o vestibular e um coração partido ao mesmo tempo. Tudo que Lola quer agora é colocar a vida em ordem, descobrir a si mesma e reavaliar suas prioridades.
13 Segundos
O livro conta a história de Lola, uma garota de 18 anos, apaixonada por música, que acabou de terminar seu namoro com Leo.
Sem dar muitos spoilers, Lola conhece um garoto em uma festa, após o término de seu relacionamento, e eles acabam ficando. Ela achou que seria apenas uma ficada a… ~ só que não ~. John é aluno intercambista do Canadá que vai terminar o ensino médio na mesma escola que ela, portanto, será inevitável vê-lo, e conviver com aquele charme e beleza diariamente.
“Você acreditou em papai noel por oito anos, não custa acreditar em si mesma por alguns segundos”
O mais legal é que a sintonia deles é incrível: ele entende, apoia e incentiva seu gosto e talento pela música. Só que ela não quer se envolver, pois sente que ainda não está pronta, depois de tudo que aconteceu com seu relacionamento anterior, e etc. Então eles resolvem ser amigos coloridos (isso não vai funcionar hahaha).
Tudo parece incrível, a vida dela seguindo em frente, os amigos sempre juntos, as festas, a música… O John… Até que algo terrível acontece e vira a vida de Lola de cabeça para baixo, expondo seu lado mais íntimo, e fazendo-a querer desistir de tudo.
Personagens
Os personagens são bem legais, é fácil logo criar uma conexão com cada um dos amigos de Lola, e até com ela mesmo. A leitura fluida contribuiu muito para isso.
Apenas em algumas partes, senti que os amigos dela foram meio expansivos demais, cansativos até… Mas isso é total opinião minha, talvez porque eu não esteja mais acostumada a isso (se bem que no meu ensino médio eu com certeza era essa pessoa espalhafatosa hahahaha).
Sobre sua família, Lola tem os pais divorciados, mas a relação dela com sua mãe e sua irmã mais nova é muito legal. Inclusive, aqui devo pontuar o quão maduro e saudável é a relação de Lola com sua mãe; o modo como elas conversam abertamente sobre assuntos que para muitos pais é tabu (sexo, bebida, relacionamentos…). Eu achei muito interessante e legal de ver o apoio que Lola tem em todos os núcleos que ela se encontra.
Isso foi fundamental para o episódio que acontece lá pelo meio/final do livro, e vocês irão entender…
- Veja também: Amor, traição, obsessão e música – Resenha do livro A Garota Italiana
- Veja também: Série: Guida Astrologica per Cuori Infranti
Machismo e outros temas
O livro traz a tona de uma forma bem leve o problema do machismo na sociedade, e como isso pode destruir a vida de uma pessoa. Eu achei muito legal a forma como a autora escolheu para, dentro da história, conscientizar adolescentes sobre esse problema enorme que infelizmente está presente em nossas vidas.
É importante entendermos de uma vez por todas que mulheres têm desejos, fantasias… E PODEM SER LIVRES!
Nota
⭐⭐⭐⭐
Resolvi dar 4 estrelas de 5 por conta do final. Mas eu entendo que o final escolhido pela autora é um retrato real da sociedade em que vivemos, e se fosse diferente disso seria apenas um “romancezinho” com final feliz.
Mas não digo que o final não é feliz ok? Pelo contrário, ele é MUITO FELIZ, em relação à nossa protagonista.
Ah! Não posso esquecer de mencionar as páginas finais com a nota da autora, que fizeram ainda mais sentido a história. Eu amei! Recomendo muito para você ler, mas devo atentar que pode haver gatilhos durante a leitura, então pesquise antes.
Bjs, Dani