10 curiosidades da Itália que você não sabia (ainda)

O país da bota tem muita coisa diferente. Mesmo nossos descendentes tendo imigrado para o Brasil, principalmente durante o século XX, alguns costumes só são visíveis quando você chega de fato ao país. E é sobre isso que vou falar hoje. 10 curiosidades da Itália que talvez você não conheça (até ler esse post).

Desde a culinária, até pontos turísticos, a Itália possui muitas curiosidades, separei algumas para você se apaixonar (ainda mais) por esse país:

Não é comum a esposa levar nome do marido quando se casa ou vice-versa

Na verdade, assim que se casa a esposa adquire sim o sobrenome do marido, podendo retirar somente após o divórcio ou em caso de viuvez.

Porém, mesmo assim, as mulheres após casadas continuam assinando com seu nome de solteira, inclusive, em seus documentos constam apenas o nome de solteira (identidade, carteira de habilitação, passaporte)

Na caixa do correio das casas existem sempre dois sobrenomes: o do homem e o da mulher.

O próprio Consiglio di Stato afirma: “Ai fini dell’identificazione della persona vale esclusivamente il cognome da nubile.” (pt/br: “Para efeito de identificação da pessoa, apenas o nome de solteira é válido”).

via GIPHY

Ou seja, o nome do marido é associado à esposa em relações sociais, visto que nos registros e em questões administrativas, a mesma continua usando seu nome de solteira (o que pode mudar em sua carta de identidade é adicionar um “casada”, mas isso é totalmente opcional).

🔗 Fonte: https://www.money.it/come-deve-firmare-la-donna-dopo-matrimonio

Aqui, ao invés do 13, o número que dá azar é o 17…

Inclusive se a sexta-feira cai no dia 17, então é mais complicado ainda…

A origem dessa superstição se dá que: sexta-feira é o dia em Jesus foi crucificado e morreu, porém com o número 17 a história é um pouco mais antiga…

Nos algarismos romanos, o número 17 é escrito como XVII. E quando as letras são embaralhadas, formam a palavra VIXI, que, em latim, quer dizer “minha vida acabou”.

Promova seu trabalho com o Marketing Pessoal

A superstição é tanta que muitas pessoas nem saem de casa em sextas-feiras 17, por medo de um apocalipse ou coisas do gênero.

A Itália é o país com o maior número de locais declarados patrimônios da humanidade

São quase 50 locais declarados patrimônio da humanidade pela UNESCO, o número mais alto entre todos os países do mundo.

Eles possuem o costume de andar e parar para conversar

Não sei qual o problema em conversar andando. Se você for falar com um italiano e estiver fazendo uma caminhada, pode ter certeza que você irá parar umas 10 vezes, no mínimo.

Muitas vezes eu sai andando e quando olhei pra trás as pessoas estavam paradas. Mico total 😂

Capuccino é só no café da manhã

Se você for em um bar ou cafeteria após o almoço e pedir um capuccino, com certeza, eles saberão que você não é italiano, pois o costume é tomar essa bebida apenas no período da manhã.

Não sei por que… É tão gostoso…

Café da manhã é doce

Falando ainda de café da manhã, o costume dos italianos é comer apenas doce em sua primeira refeição do dia.

Os cornetos, que são uma espécie de croissant, sempre vem com recheios variados: alla crema (sabor creme), alla marmellata (com geleia)…

Confesso que esse é um costume que eu ainda não aderi, pois gosto mesmo é de um pão com manteiga e café com leite hehehe

No cinema, os filmes são todos dublados

Não importa se é um blockbuster ou algum filme mais cult… SEMPRE será exibido dublado nas salas de cinema.

Nunca fui no cinema aqui, mas quero ter essa experiência em breve. Me conta se você já assistiu algum filme aqui na Itália e como foi a dublagem rsrs

Os italianos estão entre os povos que mais gesticulam no mundo

Fiz um vídeo no canal falando sobre alguns gestos aqui na Itália, mas a verdade é que existem mais de 250 gestos “catalogados”. E de região para região pode mudar, assim como o próprio dialeto.

Criadores do movimento slow food

inclusive houve um grande protesto em 1986 quando o McDonalds abriu sua primeira franquia no país.

E alguns desses protestantes distribuíram espaguete de graça na frente da lanchonete para lembrar a população sobre a “herança culinária” do país. Mesmo com a relutância inicial, a rede milionária prosperou na Itália e hoje há mais de 500 lojas por todo o país.

Ainda falando de comida…

A Itália foi o país responsável por apresentar ao mundo o sorvete.

Historiadores acreditam que Marco Polo retornou à Itália do Oriente com uma receita que se assemelhava bastante com o que hoje é chamado de sorvete (sherbet) e que posteriormente evoluiu para o doce que conhecemos hoje.


E aí, gostou das curiosidades?

Comente aqui se você já conhecia alguma dessas curiosidades, e se possui alguma para complementar.

Bjs,
Dani

1 comments Add yours

Deixe uma resposta